Página inicial O que acontece Unoesc Joaçaba promove a capacitação dos alunos monitores que atuam no PIDE
Não categorizado Esporte Joaçaba

Unoesc Joaçaba promove a capacitação dos alunos monitores que atuam no PIDE

O curso de Educação Física da Unoesc Joaçaba promoveu uma capacitação dos alunos monitores que atuam no Projeto de Iniciação Desportiva Escolar (PIDE). A capacitação teve como objetivo desenvolver novas habilidades e competências para a atuação no Projeto, além de proporcionar ferramentas e conhecimento para a atuação do futuro profissional de Educação Física. O encontro […]

O curso de Educação Física da Unoesc Joaçaba promoveu uma capacitação dos alunos monitores que atuam no Projeto de Iniciação Desportiva Escolar (PIDE). A capacitação teve como objetivo desenvolver novas habilidades e competências para a atuação no Projeto, além de proporcionar ferramentas e conhecimento para a atuação do futuro profissional de Educação Física. O encontro contou com a participação dos professores Doutores Leoberto Grigollo e Gracielle Fin.

Ao todo, foram 20 horas de capacitação abordando as seguintes temáticas: “Atividades físicas e esportivas para crianças e adolescentes”, “Iniciação esportiva e treinamento: implicações na infância e adolescência”, “A motivação para o exercício físico e o esporte” e “Aplicação do Projeto: Planejamento, Organização e Avaliação dos Resultados”.

— A iniciação esportiva é o período em que a criança inicia a prática regular de um esporte e é orientada para várias modalidades esportivas. Esse período é fundamentalmente importante para aquisição de habilidades motoras, desenvolvimento de aspectos socioafetivos, socioemocionais e cognitivos que irão refletir na prática esportiva — afirmou o professor Renan Souza.

SObre o PIDE

O PIDE tem por objeto ofertar práticas esportivas no contraturno escolar para crianças na faixa etária de dez a 16 anos, que estejam regularmente matriculadas na rede pública de ensino estadual e municipal, a fim de desenvolver e promover a iniciação esportiva no estado de Santa Catarina. Na Unoesc, comtempla os cinco campi da Universidade.

Atuam no PIDE, na Unoesc Joaçaba, 20 acadêmicos do curso de Educação Física. As atividades são realizadas no Complexo Esportivo Professor Edmar de Oliveira Pinto, Campus 2. O projeto tem a parceria da Prefeitura Municipal de Joaçaba, por meio das Secretarias de Educação e Assistência Social que fornecem o transporte e o lanche para as crianças. São atendidas 80 crianças e adolescentes.