Página inicial O que acontece Unoesc participa da Final Brasileira de Maratona de Programação e Chapecó é anunciada como próxima sede do evento
Tecnologia Notícia Inovação Chapecó

A Unoesc Chapecó participou, de 16 a 18 de março, da Final Brasileira da “27ª Maratona SBC de Programação”, evento que é promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e existe desde o ano de 1996, servindo de fase classificatória para as finais mundiais do concurso de programação, o International Collegiate Programming Contest (ICPC). A competição ocorreu em Campo Grande, na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), e reuniu os 62 times de todos os estados do Brasil. A equipe da Unoesc, chamada “Xurastei”, ficou em 53º colocada entre os times no Brasil e em 202º entre os 309 times a nível latino-americano.

O time da Unoesc foi composto pelos estudantes João Pedro Wolschick, do curso de Engenharia de Computação, Heron Antunes Guerrieri Westendorff de Oliveira e Welyton Gabriel Dias Leidens, do curso de Sistemas de Informação, tendo como coach o professor Tiago Zonta, que comemorou mais uma participação na final nacional, sendo que a Unoesc tinha participado apenas uma vez, em 2015.

— É um feito difícil de realizar considerando o perfil de nossos estudantes que dividem os compromissos entre trabalho, universidade e treinos, isso mesmo, para participar de uma competição neste nível, é necessário muito treino. A participação na final nacional estava dentro do planejamento de fortalecer novamente a competição na região que praticamente desapareceu por causa da pandemia. Precisamos reforçar o conhecimento de base necessário nas profissões de tecnologia, este é o grande diferencial dos cursos ligados à Computação da Unoesc — afirmou o professor.

Durante o evento, ocorreu ainda o anúncio de Chapecó como cidade-sede da Final Brasileira da Maratona, que acontecerá no mês de outubro. O fato é um marco para o município e estado de Santa Catarina, que teve como palco da competição a cidade de Joinville em 2010. O evento em Chapecó irá envolver, entre competidores, professores (coachs) e staff, em torno de 320 pessoas. Estarão na cidade os 65 melhores times do Brasil, que previamente, no início do mês de setembro, terão disputado entre 600 equipes as vagas para a final.

A final vai ter como novidades: a motivação da participação feminina na competição e nas profissões ligadas à Computação e o fato de que os melhores classificados em Chapecó não vão mais direto para a Final Mundial, passarão, antes, para a fase Latino-Americana em Guadalajara, o que carinhosamente foi batizada de Libertadores da América da Programação.

— A Unoesc estará diretamente ligada com a realização do evento, mas a ideia é envolver o poder público, empresas privadas e outros setores do município e da região. É um evento que além da competição, fomenta a inovação e tecnologia e, por isso, a importância da mobilização de toda a comunidade seja para apoiar ou prestigiar — concluiu o professor que foi designado como diretor da sede.

*Texto com a colaboração do professor Tiago Zonta.