Página inicial O que acontece Unoesc participa da realização do 1º Congresso Catarinense de Sementes
Graduação Evento Xanxerê Campos Novos

Unoesc participa da realização do 1º Congresso Catarinense de Sementes

Técnicas para inovação, tendências e desafios da produção de sementes no Brasil integraram as discussões do 1º Congresso Catarinense de Sementes, que aconteceu nos dias 2 e 3 de agosto, no Centro de Eventos “Casa do Chefe”, em Xanxerê. O evento foi realizado pela 2W Eventos em parceria da Unoesc Xanxerê, Associação dos Produtores de […]


Técnicas para inovação, tendências e desafios da produção de sementes no Brasil integraram as discussões do 1º Congresso Catarinense de Sementes, que aconteceu nos dias 2 e 3 de agosto, no Centro de Eventos “Casa do Chefe”, em Xanxerê. O evento foi realizado pela 2W Eventos em parceria da Unoesc Xanxerê, Associação dos Produtores de Sementes e Mudas do Estado de Santa Catarina (Aprosesc) e Associação de Sementeiros de Abelardo Luz (Aprosal).

Com o tema “Futuro, inovação e tecnologia”, o congresso abordou tecnologias de melhoramento genético de sementes de soja, a rastreabilidade, o vigor de sementes, manejo fisiológico, a fiscalização e diversas tendências do mercado, por meio de palestras ministradas por nomes relevantes do segmento como a Coordenadora de Mudas e Sementes do Ministério da Agricultura (Mapa), Virgínia Arantes Ferreira Carpi.

O evento superou o número previsto de participantes, mais de 450 pessoas acompanharam as vinte palestras da programação oficial e interagiram no showroom tecnológico, que reuniu marcas referências no setor sementeiro, possibilitando networking e novos negócios, além de acompanhar a apresentação de trabalhos científicos.

E a Unoesc se destacou na apresentação de trabalhos científicos. Dois trabalhos da Universidade foram premiados, sendo um de Xanxerê e outro de Campos Novos. Ambos os trabalhos contam com a participação de alunos dos cursos de Agronomia. Os trabalhos tinham como títulos e autores: “Efeito da Mancha Púrpura na Qualidade Fisiológica de Sementes de Soja da Cultivar 55i57RSF IPRO” de Otávio Ajala Fiorentin, Caroline Iltchenco, Danieli Ferneda Candido, e “Estatura de Plantas e Germinação de Sementes de Aveia Branca Cultivada com Doses de Prohexadiona de Cálcio” de Julhana Cristina Sponchiado, Suzana Maria Peri, Tamara Pereira Felício e Marcio Zilio.

Para a coordenadora de Pesquisa, Pós-graduação, Serviços e Inovação e do curso de Agronomia da Unoesc Xanxerê, professora Marcieli Maccari, o congresso significou um marco para Xanxerê e região, considerando que houve a participação de um grande número de profissionais e de empresas do segmento de produção de sementes em Santa Catarina.

— O tema desta primeira edição abordou os desafios do mercado e da produção de sementes, assim como as soluções que estão sendo propostas e desenvolvidas pelas entidades governamentais e setor privado. Por solicitação dos participantes, o evento que, originalmente estava previsto para ser realizado a cada 2 anos, será anual e já tem data para a realização do 2º Congresso Catarinense de Sementes: dias 11 e 12 de julho de 2023 — pontuou a professora.

*Informações: congressodesementes.com.br

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.