Unoesc participa de Encontro Brasileiro de Mensuração Florestal
Idealizado para reunir professores e pesquisadores da área de Estatística, Dendrometria, Inventário e Manejo Florestal, bem como profissionais de empresas vinculadas a esses temas, foi realizado no Campus sede da Universidade Federal de Santa Maria, em Santa Maria (RS), nos dias 16 e 17 de agosto, o IV Encontro Brasileiro de Mensuração Florestal – Mensuflor […]
Publicado em 20/08/2018
Por ADM UNOESC

Idealizado para reunir professores e pesquisadores da área de Estatística, Dendrometria, Inventário e Manejo Florestal, bem como profissionais de empresas vinculadas a esses temas, foi realizado no Campus sede da Universidade Federal de Santa Maria, em Santa Maria (RS), nos dias 16 e 17 de agosto, o IV Encontro Brasileiro de Mensuração Florestal – Mensuflor 2018.
Essa iniciativa pioneira teve como objetivo estabelecer um fórum de atualização científica e técnica inerente a área de Mensuração Florestal, como forma de contribuição com o setor florestal e a sociedade em geral.
O curso de Engenharia Florestal da Unoesc Xanxerê esteve representado no evento pelo seu coordenador, professor Dr. Saulo Jorge Téo, e pela acadêmica Tainá Carnera da Silva.
O Mensuflor ocorre a cada dois anos em sistema de rodízio entre as Universidades. O primeiro evento foi realizado em 2012, na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina (MG); o segundo, em 2014, na Universidade Federal do Paraná, em Curitiba; e o terceiro na Universidade de São Paulo, ESALQ, em Piracicaba (SP).
A grande receptividade e participação dos seguimentos vinculados à área científica e empresaria, e a qualidade dos debates e trabalhos apresentados garantiram o êxito das edições anteriores, com repercussão nacional e internacional. A 4ª edição do Mensuflor destinou uma atenção especial ao debate de métodos e técnicas de mensuração e análise de dados contribuindo para o desenvolvimento técnico-científico do Brasil.
A acadêmica Tainá Carnera da Silva apresentou os resultados parciais de seu trabalho de iniciação científica intitulado “Equação volumétrica de aplicabilidade geral para Eucalyptus benthamii, na região Oeste de Santa Catarina”. O professor Saulo apresentou os resultados do Trabalho de Conclusão de Curso do Engenheiro Florestal, formado pela Unoesc Xanxerê, Welinton Michel de Vicentin Nunes, intitulado “Relações de máximo tamanho-densidade para povoamentos de Mimosa scabrella”.
*Com informações do professor Dr. Saulo Jorge Téo.