Página inicial O que acontece Unoesc promove 3º Congresso Sul-Americano de Energias Renováveis e Meio Ambiente
Não categorizado Xanxerê

Paralelo à Festa Estadual do Milho (Expo Femi 2014), que acontece de 08 a 16 de março, será realizado o 3º Congresso Sul-Americano de Energias Renováveis e Meio Ambiente. O evento, coordenado pela Unoesc Xanxerê, em parceria com a Prefeitura Municipal de Xanxerê, ocorre no dia 11 de março, no anfiteatro do Campus local. Em […]

Em sua terceira edição, o Congresso pretende discutir as energias renováveis e os seus impactos no meio ambiente, com foco nas novas tecnologias, reunindo acadêmicos de graduação, professores, engenheiros, consultores, empresas do setor energético e ambiental e a população em geral.

Para isso, serão realizadas, durante todo o dia 11, diversas atividades. Inicialmente, às 7 horas, ocorre a recepção aos congressistas, com entrega de crachás e material didático. Após, às 8h15min, acontece o cerimonial de abertura, seguido por palestra que enfocará “A viabilização da utilização das fontes alternativas de energia no dia a dia – a microgeração distribuída”, proferida por Jorge Luis Alves, gerente da Assessoria de Pesquisa e Desenvolvimento da Eletrosul. Das 10h30min às 12h, é a vez da palestra técnica “Biocombustíveis de segunda e terceira geração”, com o Dr. João Ricardo M. de Almeida, da Embrapa.

Já na parte da tarde, a partir das 13h30min, há uma apresentação de trabalho, abordando a participação de universitários em competições focadas em energias renováveis e eficiência energética, com Pedro Rocha (equipe Vento Sul, responsável pelo Barco Solar da UFSC). Prosseguindo, uma mesa de debates, enfocando “Tecnologias viáveis de aproveitamento da energia solar”, será coordenada pelo engenheiro Maxwell Menezes (Unoesc e Unesp), das 15h às 16h30min. Na sequência, das 16h30min às 18h, outra palestra, envolvendo “A aplicação do hidrogênio como reserva energética”, proferida pelo Dr. Ricardo José Ferracin, gerente do Projeto Hidrogênio Itaipu/Eletrobras. Finalizando, ocorre a cerimônia de encerramento.

Conforme o coordenador do evento e do curso de Engenharia Bioenergética da Unoesc Xanxerê, professor Marcellus Fontenelle, a reedição do Congresso justifica-se em virtude da necessidade de continuar disseminando a cultura e a preocupação da comunidade e de profissionais da área com a utilização e aplicação de energia obtida de fontes renováveis.

– Neste evento, buscamos trazer informações relevantes sobre as novidades tecnológicas nas áreas de energia solar, produção de biocombustíveis e na distribuição de energia elétrica produzida em pequenas propriedades – justifica.

Colaborando com a preservação do meio ambiente, a divulgação do evento está acontecendo toda em meio virtual (internet e redes sociais). As inscrições, totalmente gratuitas, podem ser efetuadas até 09 de março, acessando o link http://srvwt.unoesc.edu.br/eventos/xanxere/3-congresso-sul-americando-de-energias-renovaveis-e-meio-ambiente. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (49) 3441-7007.

Campo Demonstrativo de Energias Renováveis

Durante a Expo Femi, no Parque de Exposições Rovilho Bortoluzzi, o curso de Engenharia Bioenergética da Unoesc Xanxerê apresenta o Campo Demonstrativo de Energias Renováveis, contendo sistemas de aproveitamento de energia eólica e solar, com aerogerador e conjunto de placas solares; o carro que competiu na última Maratona de Eficiência Energética; e um motor movido a biodiesel.