Página inicial O que acontece Unoesc promove Dia da Solidariedade com distribuição de mais de 400 brinquedos
Não categorizado Evento São Miguel do Oeste

Unoesc promove Dia da Solidariedade com distribuição de mais de 400 brinquedos

Os cursos de Enfermagem e Farmácia, da Unoesc São Miguel do Oeste, juntamente com a Pastoral da Criança, realizaram o Dia da Solidariedade. O evento ocorreu no salão paroquial católico da igreja matriz São Miguel Arcanjo, onde foram distribuídos mais de 400 brinquedos novos que foram arrecadados por acadêmicos dos cursos de Enfermagem e Farmácia. […]


Os cursos de Enfermagem e Farmácia, da Unoesc São Miguel do Oeste, juntamente com a Pastoral da Criança, realizaram o Dia da Solidariedade. O evento ocorreu no salão paroquial católico da igreja matriz São Miguel Arcanjo, onde foram distribuídos mais de 400 brinquedos novos que foram arrecadados por acadêmicos dos cursos de Enfermagem e Farmácia. A Pastoral da Criança também entregou uma cesta básica para cada família participante. O público contemplado é de famílias do município e de cidades próximas que vivem em situação de vulnerabilidade social e econômica.

Durante a abertura, foi realizada uma pequena celebração e os profissionais da Secretaria Municipal da Saúde proporcionaram algumas atividades que contemplam as práticas integrativas e complementares que são realizadas pelo município. Também foram desenvolvidas diversas brincadeiras e pinturas para as crianças, servido lanche e ao final o Papai Noel chegou para entregar os brinquedos.

O coordenador do Curso de Farmácia, professor Everton Boff, destaca que a atividade reafirma aos acadêmicos o papel social que a profissão farmacêutica também possui, principalmente ao dar uma atenção especial para populações mais vulneráveis.

— A vulnerabilidade social e econômica também induz para uma maior vulnerabilidade em saúde. Ver todas as crianças felizes e realizadas com as atividades desenvolvidas, demonstra que essa população precisa sempre de uma atenção especial, reafirmando um dos princípios doutrinários do SUS que é a equidade — reforça Boff.

Conforme a coordenadora do Curso de Enfermagem, professora Ana Moser, o mercado de trabalho vem exigindo profissionais que não tenham apenas uma excelente capacitação técnica, mas que acima de tudo estejam sensibilizados para o compromisso social que assumiram ao optar pela formação como enfermeiros.

— Por isso, por meio desses momentos, pretendemos despertar nos alunos uma grande sensibilização e motivação, tornando-os verdadeiros educadores em saúde — salienta Ana.

Para a assistente social e coordenadora da Pastoral da Criança, Ili Alves, o momento é de agradecer a parceria da Unoesc e a colaboração da secretaria de Saúde do Município de São Miguel do Oeste.

— Solidariedade é precisamente partilhar o pouco que temos com quantos que nada têm, para que ninguém sofra. Quanto mais cresce o sentido de comunidade e comunhão como estilo de vida, tanto mais se desenvolve a solidariedade. Como membros da sociedade civil, mantenhamos vivo o apelo aos valores da liberdade, responsabilidade, fraternidade e solidariedade; e, como cristãos, encontremos sempre na caridade, na fé e na esperança o fundamento do nosso ser e da nossa atividade — enaltece Ili.

A acadêmica de Farmácia, Maiara Miola, relata que a oportunidade trouxe a visão de outra parte da sociedade.

— A experiência nos trouxe a oportunidade de olharmos o próximo já com o olhar profissional, para criarmos maior empatia em atender esse público quando vierem até nós, tendo assim maior sensibilidade — finaliza Maiara.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.