Página inicial O que acontece Unoesc promove palestra “Sentir-se bem para cuidar e educar” a equipes pedagógicas da CRE
Não categorizado Inserção Social São Miguel do Oeste

A professora do curso de Psicologia da Unoesc, Chancarlyne Vivian, ministrou, recentemente, a palestra “Sentir-se bem para cuidar e educar” para equipes pedagógicas e gestores das escolas de abrangência da Coordenadoria Regional de Educação (CRE) de São Miguel do Oeste. A palestra foi realizada no auditório da CRE em São Miguel do Oeste. Durante a […]

Durante a palestra, foram abordados sobre o sentir-se bem para cuidar e educar; a importância do autocuidado para gerir as demandas diárias de trabalho, considerando os desafios percebidos no cenário escolar nesse momento pós-pandemia.  Segundo a professora e psicóloga Chancarlyne Vivian, os profissionais foram convidados a refletir sobre como identificar um problema e o que fazer para ajudar; a importância do desenvolvimento de habilidades sociais de comunicação; feedbacks; enfrentamento de situações; relações interpessoais; além da importância do diálogo, da escuta, do trabalho interdisciplinar na escola e da busca de ajuda profissional.

— O encontro ainda refletiu sobre as motivações intrínsecas para o trabalho, presentes no desenvolvimento de cada profissional e a importância da criação de um clima facilitador nas relações, nesse momento de (re) adaptação escolar que estamos vivendo —  acrescenta a professora Chancarlyne Vivian.

Segundo a gerente de Educação, Eliane Galeazzi, a Coordenadoria Regional de Educação (CRE) avaliou de forma positiva a palestra. Eliane acrescenta que o tema escolhido é relevante e traz à tona uma questão séria e que merece atenção.

— Precisamos estar bem para podermos cuidar do outro. Muitas vezes, a preocupação com o outro e em dar conta das atividades cotidianas faz com que esqueçamos de olhar para nós. Por meio da fala da excelente profissional, Chancarlyne Vivian, percebemos que quanto mais sobrecarregados estiverem os profissionais, seja pelas demandas do cotidiano escolar ou pessoais, menores serão as possibilidades de reflexão e cuidado consigo. Essa abordagem contribuirá para que as equipes possam enfrentar mais fortalecidas, os desafios que se apresentam, diariamente, na rotina escolar — avalia a gerente de Educação.