Página inicial O que acontece Unoesc realiza o 1º Seminário Internacional CT&I para o Desenvolvimento Sustentável
Não categorizado Evento Chapecó

Unoesc realiza o 1º Seminário Internacional CT&I para o Desenvolvimento Sustentável

Na quinta-feira (27) e sexta (28), a Unoesc realizou o “1º Seminário Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável”, evento financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), destinado a conhecer o presente e discutir o futuro do desenvolvimento sustentável, a partir dos desafios no campo […]


Na quinta-feira (27) e sexta (28), a Unoesc realizou o “1º Seminário Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável”, evento financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), destinado a conhecer o presente e discutir o futuro do desenvolvimento sustentável, a partir dos desafios no campo da Ciência, Tecnologia e Inovação.

O evento, organizado pelo professor e diretor acadêmico da Unoesc Chapecó, Celso Paulo Costa, integrou a programação do 3º Circuito Regional, que reuniu ainda o 28º Seminário de Iniciação Científica e o 15º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe) e contou com mais de 2 mil inscritos, 11 conferências e mais de 600 apresentações de trabalhos.

O Seminário contou com a participação de pesquisadores de instituições nacionais e do exterior, autoridades que administram instituições de fomento e de regulação, coordenadores de cursos, empresários, discentes e diplomados de todos os campi da Unoesc, das instituições parceiras, da  comunidade externa e, sobretudo, dos professores e estudantes pesquisadores dos programas de Mestrado e Doutorado da Unoesc (Mestrado e Doutorado em Direito, Mestrado e Doutorado em Administração, Mestrado e Doutorado em Educação, Mestrado em Sanidade e Produção Animal, Mestrado em Biociências e Saúde, Universidad de la Costa, Colômbia, e Universidad de Talca, do Chile), que em parceria realizaram este evento.

Palestraram, no evento, o professor Dr. Paulo Ivo Koehntopp, Secretário Executivo da Acafe e professor titular da Univille; a professora Dra. Luciana Flor Correa Felipe, Assessora de Planejamento e Programas e Estratégico da Fapesc; a Gerente da Rede Catarinense de Centros de Inovação, Iuana Réus Abella; o vice-presidente de Integração da ACATE, Felipe Mandawalli; o ex-prefeito de Chapecó e ex-secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Luciano Buligon; o economista do Ipea, Dr. André Tortato Rauen; o professor titular da Universidad de Talca, Chile, Instituto de Biologia Vegetal Y Biotecnologia, Dr. Raul Simon Herrera Faundez; o gerente de negócios inovadores SDE/SC, Guilherme dos Santos Murara; o analista sênior do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Dr. Joelmo Jesus de Oliveira; o CEO do Valle Innovation Founder da Valle Innovation, o empresário Fernando Figueredo e o professor da Universidad De la Costa Colômbia, Dr. Freddy Marin Gonzalez. Após as palestras foram realizadas mesas-redondas e debates que aprofundaram os assuntos tratados.

O professor Celso Paulo Costa agradeceu aos palestrantes, debatedores, presidentes de mesa, coordenadores de cursos,  autoridades, dirigentes, empresários e diplomados de todos os campi da Unoesc, das instituições parceiras, da comunidade externa,  ao seu orientador de Doutorado em Direito, o professor Carlos Luiz Strapazzon, aos setores de pesquisa da Unoesc, equipes técnicas, professores e estudantes pesquisadores dos programas de Mestrado e Doutorado da Unoesc que apoiaram na organização do evento.

— A relevância da temática e dos debates gerados instiga a pesquisa de ponta e a conexão da Unoesc, seus cursos de Graduação e Programas, para o que está sendo pensado no mundo inteiro em relação à Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável — afirmou o professor Celso.

As palestras podem ser acessadas nos links que seguem:

24/10, noite

27/10, manhã

27/10, tarde

28/10, manhã

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.