Página inicial O que acontece Unoesc São Miguel e Unicred oportunizam momento de aprendizagem sobre educação financeira
Ensino Planejamento Não categorizado Notícia Evento Unoesc Geral Extensão Estudante Palestra São Miguel do Oeste

Para orientar os estudantes a gerenciarem suas finanças pessoais e profissionais, a Unoesc São Miguel do Oeste, em parceria com a Unicred, promoveram a palestra “Sua saúde financeira: planejamento para o início de carreira”, ministrada pela educadora financeira, Vivien Aucar, que é gerente de Investimentos e Educação Financeira na Unicred e atua há 15 anos no mercado financeiro.

O Diretor de Ensino da Unoesc São Miguel do Oeste, professor Dr. Eduardo Ottobelli Chielle, ressalta que nunca foi tão importante falar sobre Educação Financeira no ambiente universitário como atualmente.

— É papel da Universidade aperfeiçoar o desenvolvimento acadêmico e pessoal dos estudantes e contribuir para a redução de preocupantes dados, como o índice de endividamento familiar que hoje assola 78,3% das famílias brasileiras. Pesquisas apontam alto nível de inadimplência em pessoas de 26 a 40 anos, sendo que 69,4 milhões de brasileiros entraram 2023 com o nome restrito — relata Chielle.

Com ideias práticas e incentivos para gerenciar as finanças, a palestrante mostrou que organizar o orçamento pessoal, familiar e dos negócios pode ser também prazeroso, já que o resultado da organização trará bons frutos.

— Falar de Educação Financeira é algo primordial, pois as finanças fazem parte do cotidiano das pessoas, seja no ambiente universitário, doméstico ou de trabalho. O dinheiro está presente no nosso dia a dia e, por mais que muitos não o considerem essencial em suas vidas, não há como deixá-lo de lado, especialmente, porque vivemos em uma sociedade capitalista, com práticas de consumo exageradas e ampla facilitação do crédito — salienta o Diretor.

Entre os métodos apresentados está o 50-15-35, que consiste em destinar 50% do orçamento para despesas, 15% para prioridades financeiras e 35% para manter o estilo de vida; a disciplina para poupar o equivalente dos gastos de três a seis meses para uma reserva de emergência; a reserva para a construção de patrimônio; e ainda acumular reservas pensando na aposentadoria.

— Poupamos pouco porque gastamos muito. Não existe uma receita pronta que funcione da mesma forma para todos. Cada pessoa tem um perfil, objetivos diferentes e o planejamento precisa ser feito para contemplar os sonhos e as necessidades de cada um — esclarece Vivien.

Durante o evento, a educadora financeira também falou sobre: orçamento pessoal; prioridades financeiras; como montar reservas; e as principais estratégias de investimentos. Ao final, a cooperativa de crédito realizou sorteio de brindes aos participantes.