Página inicial O que acontece Unoesc São Miguel e Unicred oportunizam momento de aprendizagem sobre educação financeira
Ensino Planejamento Não categorizado Notícia Evento Unoesc Geral Extensão Estudante Palestra São Miguel do Oeste

Unoesc São Miguel e Unicred oportunizam momento de aprendizagem sobre educação financeira


Para orientar os estudantes a gerenciarem suas finanças pessoais e profissionais, a Unoesc São Miguel do Oeste, em parceria com a Unicred, promoveram a palestra “Sua saúde financeira: planejamento para o início de carreira”, ministrada pela educadora financeira, Vivien Aucar, que é gerente de Investimentos e Educação Financeira na Unicred e atua há 15 anos no mercado financeiro.

O Diretor de Ensino da Unoesc São Miguel do Oeste, professor Dr. Eduardo Ottobelli Chielle, ressalta que nunca foi tão importante falar sobre Educação Financeira no ambiente universitário como atualmente.

— É papel da Universidade aperfeiçoar o desenvolvimento acadêmico e pessoal dos estudantes e contribuir para a redução de preocupantes dados, como o índice de endividamento familiar que hoje assola 78,3% das famílias brasileiras. Pesquisas apontam alto nível de inadimplência em pessoas de 26 a 40 anos, sendo que 69,4 milhões de brasileiros entraram 2023 com o nome restrito — relata Chielle.

Com ideias práticas e incentivos para gerenciar as finanças, a palestrante mostrou que organizar o orçamento pessoal, familiar e dos negócios pode ser também prazeroso, já que o resultado da organização trará bons frutos.

— Falar de Educação Financeira é algo primordial, pois as finanças fazem parte do cotidiano das pessoas, seja no ambiente universitário, doméstico ou de trabalho. O dinheiro está presente no nosso dia a dia e, por mais que muitos não o considerem essencial em suas vidas, não há como deixá-lo de lado, especialmente, porque vivemos em uma sociedade capitalista, com práticas de consumo exageradas e ampla facilitação do crédito — salienta o Diretor.

Entre os métodos apresentados está o 50-15-35, que consiste em destinar 50% do orçamento para despesas, 15% para prioridades financeiras e 35% para manter o estilo de vida; a disciplina para poupar o equivalente dos gastos de três a seis meses para uma reserva de emergência; a reserva para a construção de patrimônio; e ainda acumular reservas pensando na aposentadoria.

— Poupamos pouco porque gastamos muito. Não existe uma receita pronta que funcione da mesma forma para todos. Cada pessoa tem um perfil, objetivos diferentes e o planejamento precisa ser feito para contemplar os sonhos e as necessidades de cada um — esclarece Vivien.

Durante o evento, a educadora financeira também falou sobre: orçamento pessoal; prioridades financeiras; como montar reservas; e as principais estratégias de investimentos. Ao final, a cooperativa de crédito realizou sorteio de brindes aos participantes.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.