Página inicial O que acontece Unoesc São Miguel tem cinco Cursos indicados como Top 10 de SC
Unoesc Geral Não categorizado Notícia São Miguel do Oeste

Unoesc São Miguel tem cinco Cursos indicados como Top 10 de SC


A divulgação do Conceito Preliminar de Curso (CPC), pelo Ministério da Educação (MEC), mostrou novamente que a Unoesc é a melhor Universidade do Oeste catarinense. Nesta edição, os cursos que foram avaliados da Unoesc São Miguel do Oeste e suas Unidades são: Pedagogia, Ciência da Computação, Educação Física Licenciatura e Bacharel, ofertados em São Miguel do Oeste, e Design, ofertado em Pinhalzinho. Pedagogia e Design conquistaram o Conceito 5 e os demais Conceito 4.

Em nível de Estado, os Cursos de Design, Ciência da Computação e Educação Física (Licenciatura), ficaram em primeiro lugar, Pedagogia em quarto e Educação Física (Bacharel) na oitava colocação. Os destaques também vieram em nível federal, com o Curso de Design em segundo lugar, Ciência da Computação 18º, Educação Física (Licenciatura) 19º e Pedagogia 23º.

O CPC é um indicador de qualidade que avalia os cursos de graduação por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia federal vinculada ao MEC. Seu cálculo e sua divulgação ocorrem no ano seguinte ao da realização do Enade, com base na avaliação de desempenho de estudantes, no valor agregado pelo processo formativo e em insumos referentes às condições de oferta – corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos.

Outro índice que foi divulgado é o IGC (Índice Geral de Cursos), que utiliza das notas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e CPC para avaliar as instituições. Neste ano, a Unoesc foi reconhecida novamente como uma das melhores Universidades do Brasil. A Universidade manteve a nota 4, em uma escala de 1 a 5. Das 2,1 mil Instituições de Ensino Superior avaliadas, em todo o País, sendo 83 de Santa Catarina, a Unoesc integra o percentual de 22,5% que conquistaram a nota 4. Mais de 75% das participantes obtiveram conceito igual ou menor do que 3.

O Diretor de Ensino da Unoesc São Miguel do Oeste, Eduardo Ottobelli Chielle, destaca que o excelente resultado é o reflexo do comprometimento que a Instituição tem com o Ensino Superior.

— O Campus de São Miguel do Oeste e unidades estão de parabéns. Esse resultado mostra a grandeza e o trabalho sério e competente que os Cursos e a Instituição praticam diariamente. O CPC é resultado de um conjunto de fatores como desempenho de estudantes, o corpo docente, a infraestrutura e os recursos didático-pedagógicos de um Curso. Oferecer cursos com CPC 4 e 5 demonstra que o Campus e as Unidades estão seguindo os critérios de qualidade na Educação Superior — celebra Chielle.

 

Top 10 de Santa Catarina

1º lugar – Curso de Design (Unoesc Pinhalzinho)

1º lugar – Ciência da Computação (Unoesc São Miguel)

1º lugar – Educação Física – Licenciatura (Unoesc São Miguel)

4º lugar – Pedagogia (Unoesc São Miguel)

8º lugar – Educação Física – Bacharel (Unoesc São Miguel)

 

Ranking Federal

2º lugar – Curso de Design (Unoesc Pinhalzinho)

18º lugar – Ciência da Computação (Unoesc São Miguel)

19º lugar – Educação Física (Unoesc São Miguel)

23º lugar – Pedagogia (Unoesc São Miguel)

 

ENADE

A última edição do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) avaliou cursos de 30 áreas de graduação, por meio do desempenho dos estudantes. No grau acadêmico bacharelado, foram avaliados os cursos de Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Design, Educação Física, Filosofia, Geografia, História, Química e Sistemas de Informação.

Também fizeram parte da avaliação a licenciatura dos cursos Artes Visuais, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras – Português, Letras – Português e Espanhol, Letras – Português e Inglês, Letras – Inglês, Matemática, Música, Pedagogia e Química. Além dos cursos superiores de Tecnologia: Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação e Tecnologia em Redes de Computador.

Sobre o IGC

O Índice Geral de Cursos (IGC) é um indicador de qualidade do ensino superior, gerado por meio de uma média com base nas notas do Conceito Preliminar de Curso (CPC) dos cursos participantes do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) no último triênio. Além disso, considera o número de matrículas das Graduações, bem como informações dos programas de Pós-graduação stricto sensu, como os conceitos atribuídos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o número de matriculados e titulados. Outros indicadores que compõem o IGC são a qualificação dos professores, a organização e estrutura da Instituição e requisitos que impactam diretamente no aprendizado do estudante.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.