Página inicial O que acontece Unoesc Xanxerê participa da segunda edição do Startup Weekend
Inovação Tecnologia Xanxerê

Unoesc Xanxerê participa da segunda edição do Startup Weekend


Estudantes de diversos cursos da Unoesc Xanxerê participaram de uma imersão no universo do empreendedorismo durante a segunda edição do Startup Weekend (SW). O evento, que ocorreu nos dias 14, 15 e 16 de abril, teve como intuito estimular o comportamento empreendedor, a inovação e a criatividade através da criação de startups com soluções tecnológicas. A Unoesc foi uma das promotoras da edição deste ano, que ocorreu no bloco F do campus I, sede do Programa de Desenvolvimento de Startup de Xanxerê (DSX).

Além da participação dos acadêmicos no desafio, professores da Instituição colaboraram com a organização do evento.

A professora Graciele Tonial, uma das colaboradoras do evento, ressalta a importância da educação para o empreendedorismo, para que os alunos possam propor soluções para o desenvolvimento regional.

— O SW é uma oportunidade para que os estudantes coloquem a criatividade em prática e desenvolvam o comportamento empreendedor e já comecem a pensar em possíveis negócios que apliquem para suas profissões — ressaltou Graciele.

Sobre o Startup Weekend

O Startup Weekend é um evento que tem como objetivo estimular a inovação e a criatividade através da criação de soluções tecnológicas. Durante o evento, empreendedores, desenvolvedores, designers e entusiastas se unem para compartilhar ideias, formar equipes e criar startups. Os participantes fazem uma imersão de 54 horas no mundo do empreendedorismo para desenvolver ideias inovadoras de negócios. A proposta é utilizar a tecnologia para resolver problemas e necessidades de mercado.

O evento é uma oportunidade para os participantes aprenderem a pensar fora dos padrões e a criar soluções disruptivas, utilizando tecnologias emergentes e inovadoras. Além disso, têm acesso a mentores e especialistas em tecnologia, criatividade e negócios que os ajudam a desenvolver suas ideias e a criar protótipos funcionais.

Os grupos passam por etapas, como:

Zero: ponto inicial ou ponto de partida do empreendedor;

Ideia: uma ou mais ideias de negócios que deverão ser validadas;

Validação do Problema: momento de verificar se a ideia corresponde a um problema real;

Validação da Solução: tendo o problema validade é hora de pensar na solução;

MVP: Mínimo Produto Viável ou solução mínima que se coloca à disposição do público-alvo para feedbacks;

Pitch: apresentação do modelo de negócio como um todo para convidados (geralmente empreendedores com mais experiência e/ou investidores).

No último dia, os grupos apresentaram os modelos de negócios criados para quatro jurados. A banca então escolhe os três melhores trabalhos e uma menção honrosa.

Interessados em participar dessa experiência podem se inscrever para a próxima edição, programada para os dias 15,16 e 17 de setembro. Será o SW Woman, uma edição voltada especialmente para o público feminino, já que 80% dos participantes serão mulheres. O link para inscrições está disponível no Instagram: @swxanxere.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.