Página inicial O que acontece Uso de jogos, dinâmicas e atividades lúdicas no ensino da Língua Portuguesa
Não categorizado Notícia Xanxerê

Uso de jogos, dinâmicas e atividades lúdicas no ensino da Língua Portuguesa


O curso de Pedagogia da Unoesc Xanxerê realizou, no dia 29 de agosto, uma atividade on-line em conjunto com o curso de Pedagogia do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), campus Vacaria, por meio do componente curricular “Prática e investigação nos Anos Iniciais”, ministrado pela professora Rossaly Beatriz Chioquetta Lorenset.

Consistiu na apresentação da professora Fabiane Aparecida Pereira Ambrosio sobre o uso de jogos, dinâmicas e atividades lúdicas no processo de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa, o qual contribui para o desenvolvimento da criatividade, do raciocínio e da concentração dos alunos.

A professora Fabiane, que é diplomada em Letras pela Unoesc Joaçaba, graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Facvest (Unifacvest) e Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), comentou sobre a integração entre os cursos.

— Sou grata pela oportunidade de poder apresentar algumas experiências e práticas de ensino da Língua Portuguesa envolvendo jogos, dinâmicas e atividades lúdicas. Acredito que são ações que contribuem para o processo de ensino-aprendizagem em diferentes níveis. A integração entre os cursos foi incrível! — pontuou Fabiane.

O quesito integração entre os cursos foi bem significativo, pois os alunos do IFRS prepararam uma mensagem aos colegas da Unoesc. E, da mesma forma, os estudantes de Xanxerê, retribuíram com uma mensagem do porquê escolheram cursar Pedagogia e serem professores. A partir da construção de texto coletivo, a acadêmica Tamires Bissoloti homenageou, em nome da turma, os estudantes presentes do IFRS. Um excerto desta fala vibrante e plena de entusiasmo pela profissão escolhida: “Escolhemos cursar Pedagogia por que somos apaixonadas pelo processo de aprendizado e pelo potencial que a educação possui para enriquecer vidas. Ao entender como as pessoas aprendem e se desenvolvem, podemos desempenhar papel significativo na construção de um futuro melhor para as gerações futuras. Nossa escolha é motivada por um desejo profundo de fazer a diferença na vida das pessoas por meio da educação e do desenvolvimento pessoal”.

Para a professora Rossaly, a atividade desenvolvida foi excelente, pois proporcionou a partilha singular de conhecimentos e práticas pedagógicas lúdicas.

— A palestrante encantou a plateia com a diversidade de técnicas e jogos, sobretudo, com o entusiasmo de sua vivência docente. Foi um presente! Também proporcionou um momento ímpar de integração e sinergia entre os estudantes de Pedagogia das duas instituições. Gratidão ao IFRS Vacaria, à professora Fabiane, aos estudantes e à nossa coordenadora de Pedagogia, professora Ana Paula, que sempre apoia e acolhe as nossas atividades acadêmicas — relatou Rossaly.

— A partilha de experiências enriquece o conhecimento e amplia os saberes. Parcerias como essas são fundamentais e precisam continuar, pois qualificam a nossa prática pedagógica. Educação é uma constante aprendizagem — finalizou a coordenadora do curso de Pedagogia da Unoesc Xanxerê, professora Ana Paula de Oliveira Scherer.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.