A Metodologia Ativa promove a inserção do aluno no processo de ensino e aprendizagem. O estudante deixa de ser um agente passivo e passa a ser um membro ativo na construção do saber por meio de estímulos sobre o conhecimento e análise de problemas.
O perfil dos estudantes acompanha as mudanças da sociedade, e com isso, novas demandas educacionais surgem para a educação. Atualmente existem muitas ferramentas tecnológicas para se utilizar em sala de aula e cabe ao professor adaptar-se a essa nova realidade, buscando meio de incluir a tecnologia no cotidiano escolar.
O olhar diferenciado para a emergência dos games, não só como entretenimento, mas como um componente de diversos espaços da sociedade contemporânea, mobiliza pesquisadores a olharem essa ferramenta como uma prática pedagógica coerente e condizente com as atuais demandas do mundo digital. No campo da educação não é diferente. Cada vez mais é exigido do professor a aplicação de diferentes ferramentas que beneficie a aprendizagem e engaje os alunos (AMICO, MORAIS E PRÁ, 2017).
O Kahoot e o SOCRATIVE são plataformas de aprendizagem gratuita baseada em participação ativa e colaborativa dos alunos. Estas ferramentas possuem potencial para seemr utilizadas com diferentes públicos de ensino; possuem interface amigável e de fácil utilização; e apresentam potencial para tornar a experiência educativa diversificada e divertida promovendo engajamento e motivação dos alunos. Desta forma, este curso pretende capacitar os professores para uso destas ferramentas tecnológicas e metodologia PEER INSTRUCTION.
OBJETIVOS
- Contribuir para otimizar a pratica pedagógica digital.
- Desenvolver competências para uso de metodologias colaborativas em sala de aula.
PROGRAMAÇÃO
Título da Palestra/Disciplina Matriz Curricular |
Período (data/horário) |
Ministrante |
IES – Origem |
Carga horária |
Turno |
|
Início |
Término |
|||||
Fundamentos pedagógicos do uso da ferramente Kahoot. Vivência da plataforma de forma individual e em equipe.Elaboração de atividades utilizando Kahoot. |
28/06 18:00h |
22:00h |
Me. Marcelina Mezzomo Debiasi |
Unoesc |
4h |
Noturno |
Vivencia aplicação prática e relato de experiência. |
03/07 |
04/07 |
Me. Marcelina Mezzomo Debiasi |
EAD |
2h |
|
Fundamentos pedagógicos do uso da ferramente Socrative. Vivência da plataforma de forma individual e em equipe. Elaboração de atividades utilizando Socrative.. |
05/07 18:00h |
22:00h |
Me. Regina Odena Mello |
Unoesc |
4h |
Noturno |
Vivencia aplicação prática e relato de experiência. |
10/07 |
12/07 |
Me. Regina Odena Mello |
EAD |
3h |
|
Fundamentos pedagógicos da PEER INSTRUCTION. Vivência de atividades utilizando PEER INSTRUCTION. |
12/07 14:00h |
17:00h |
Me. Marcelina Mezzomo Debiasi |
Unoesc |
3h |
Verpertino |
Elaboração de questões conceituais. |
12/07 18:00 |
21:00 |
Me. Regina Odena Mello |
|
3h |
Noturno |
Vivência aplicação e relato de experiências |
13/07 |
15/07 |
Me. Marcelina Mezzomo Debiasi |
EAD |
1h |
|