Página inicial O que acontece II Colóquio Internacional de Filosofia e Educação – Educação, Justiça e Desenvolvimento Humano
Joaçaba

II Colóquio Internacional de Filosofia e Educação – Educação, Justiça e Desenvolvimento Humano

  O II Colóquio Internacional de Filosofia e Educação origina-se a partir de um projeto de pesquisa organizado pelo professor Dr. Mauricio João Farinon, em parceria com o professor Dr. Hans-Georg Flickinger da Universidade de Kassel (Alemanha), com a professora Dra. Maria Helena Damião da Universidade de Coimbra (Portugal) e o professor Dr. Pedro Goergen […]


 

O II Colóquio Internacional de Filosofia e Educação origina-se a partir de um projeto de pesquisa organizado pelo professor Dr. Mauricio João Farinon, em parceria com o professor Dr. Hans-Georg Flickinger da Universidade de Kassel (Alemanha), com a professora Dra. Maria Helena Damião da Universidade de Coimbra (Portugal) e o professor Dr. Pedro Goergen da Universidade de Sorocaba e Unicamp (Brasil). O projeto de pesquisa centra-se no tema da Educação, Justiça e Desenvolvimento Humano: a democracia sob crítica e em perspectiva, título que define os estudos do II Colóquio de Filosofia e Educação. Desse modo, o evento surge de um projeto de pesquisa envolvendo duas instituições estrangeiras e duas instituições brasileiras, visando, além dos estudos em contexto mundial, também ampliar as relações e parcerias interinstitucionais.

O II Colóquio está localizado como o primeiro evento articulado ao projeto acima citado, em reunião de pesquisadores e potencialização dos estudos e debates que nos aproximam. Nesses termos, justificamos o espaço de debate que se abre com II Colóquio Internacional de Educação e o apoio que a Unoesc dispende em sua organização.

OBJETIVOS

Investigar e fundamentar os sentidos e relações entre educação, justiça e desenvolvimento humano, sob diferentes matrizes teóricas e na preocupação referente às características humanas fundamentais para a promoção e realização da democracia.

Objetivos específicos

  • Refletir sobre as bases da educação em meio à crise e aos desafios da democracia;
  • Compreender a educação enquanto ação social e seus constituintes para a sociedade democrática;
  • Explicitar, a partir da leitura das vertentes teóricas dos principais autores da chamada Escola de Frankfurt, se suas investigações, análises e críticas ainda são produtivas para a interpretação e leitura crítica do neoliberalismo econômico contemporâneo e suas estratégias de subserviência da sociedade aos interesses sistêmicos;
  • Estudar o tema da violência escolar em suas relações com justiça e desenvolvimento humano;
  • Abordar o tema do currículo escolar e seus direcionamentos à produção de “capital humano” em detrimento do desenvolvimento humano e da justiça social;
  • Constituir espaço de estudos e debates em alto nível teórico-metodológico em congregação de pesquisadores de diferentes níveis e instituições;
  • Fomentar ações educativas pautadas pela justiça e desenvolvimento humano;
  • Consolidar relações interinstitucionais nas pesquisas em Filosofia da Educação.

ASSUNTOS 

  • A educação enquanto ação social e seus constituintes para a sociedade democrática;
  • Educação e democracia em contexto de neoliberalismo contemporâneo;
  • Violência e educação: limites ou desafios pedagógicos e de justiça?;
  • Educar para quê? A orientação do currículo escolar na contemporaneidade.

PÚBLICO-ALVO

  • Professores e alunos de graduação e pós-graduação da Unoesc e demais instituições de educação superior;
  • Professores da rede municipal e estadual de educação.

PROGRAMAÇÃO

Título da Palestra/Disciplina Matriz Curricular

Período (data/horário)

Ministrante

Titulação

IES - Origem

Início

Término

A educação enquanto ação social e seus constituintes para a sociedade democrática

02/09

8h30min

02/09

12h

Prof. Dr Hans-Georg Flickinger

Doutor em Filosofia

Universidade de Kassel - Alemanha

Violência e educação: limites ou desafios pedagógicos e de justiça?

02/09

14h

02/09

17h30min

Prof. Dr. Amarildo Trevisan

Doutor em Educação

Universidade Federal de Santa Maria

Educar para quê? A orientação do currículo escolar na contemporaneidade

03/09

8h

03/09

11h30min

Prof. Dr. Maria Helena Damião

Doutora em Ciências da Educação

Universidade de Coimbra - Portugal

Educação e democracia em contexto de neoliberalismo contemporâneo

03/09

14h

03/09

17h30min

Prof. Dr. Pedro Goergen

Doutor em Filosofia

Universidade de Sorocaba

 

 

Calendário
Data

2019-09-02 12:56:00

Agenda
Horário

8h às 11h30 | 14h às 17h30

Ingresso
Local

Auditório do Bloco IV – Unoesc/Joaçaba

Custo
Investimento

Gratuito

Pessoas
Vagas

100

Pessoas
Carga horária

20 horas

Inscreva-se

Realizar inscrição

Contato

E-mail: ppged@unoesc.edu.br

Fone: (49) 3551-2003

Coordenador do evento:

Prof. Mauricio Farinon

E-mail: mauricio.farinon@unoesc.edu.br

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.