O II Colóquio Internacional de Filosofia e Educação origina-se a partir de um projeto de pesquisa organizado pelo professor Dr. Mauricio João Farinon, em parceria com o professor Dr. Hans-Georg Flickinger da Universidade de Kassel (Alemanha), com a professora Dra. Maria Helena Damião da Universidade de Coimbra (Portugal) e o professor Dr. Pedro Goergen da Universidade de Sorocaba e Unicamp (Brasil). O projeto de pesquisa centra-se no tema da Educação, Justiça e Desenvolvimento Humano: a democracia sob crítica e em perspectiva, título que define os estudos do II Colóquio de Filosofia e Educação. Desse modo, o evento surge de um projeto de pesquisa envolvendo duas instituições estrangeiras e duas instituições brasileiras, visando, além dos estudos em contexto mundial, também ampliar as relações e parcerias interinstitucionais.
O II Colóquio está localizado como o primeiro evento articulado ao projeto acima citado, em reunião de pesquisadores e potencialização dos estudos e debates que nos aproximam. Nesses termos, justificamos o espaço de debate que se abre com II Colóquio Internacional de Educação e o apoio que a Unoesc dispende em sua organização.
OBJETIVOS
Investigar e fundamentar os sentidos e relações entre educação, justiça e desenvolvimento humano, sob diferentes matrizes teóricas e na preocupação referente às características humanas fundamentais para a promoção e realização da democracia.
Objetivos específicos
- Refletir sobre as bases da educação em meio à crise e aos desafios da democracia;
- Compreender a educação enquanto ação social e seus constituintes para a sociedade democrática;
- Explicitar, a partir da leitura das vertentes teóricas dos principais autores da chamada Escola de Frankfurt, se suas investigações, análises e críticas ainda são produtivas para a interpretação e leitura crítica do neoliberalismo econômico contemporâneo e suas estratégias de subserviência da sociedade aos interesses sistêmicos;
- Estudar o tema da violência escolar em suas relações com justiça e desenvolvimento humano;
- Abordar o tema do currículo escolar e seus direcionamentos à produção de “capital humano” em detrimento do desenvolvimento humano e da justiça social;
- Constituir espaço de estudos e debates em alto nível teórico-metodológico em congregação de pesquisadores de diferentes níveis e instituições;
- Fomentar ações educativas pautadas pela justiça e desenvolvimento humano;
- Consolidar relações interinstitucionais nas pesquisas em Filosofia da Educação.
ASSUNTOS
- A educação enquanto ação social e seus constituintes para a sociedade democrática;
- Educação e democracia em contexto de neoliberalismo contemporâneo;
- Violência e educação: limites ou desafios pedagógicos e de justiça?;
- Educar para quê? A orientação do currículo escolar na contemporaneidade.
PÚBLICO-ALVO
- Professores e alunos de graduação e pós-graduação da Unoesc e demais instituições de educação superior;
- Professores da rede municipal e estadual de educação.
PROGRAMAÇÃO
Título da Palestra/Disciplina Matriz Curricular |
Período (data/horário) |
Ministrante |
Titulação |
IES - Origem |
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Início |
Término |
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A educação enquanto ação social e seus constituintes para a sociedade democrática |
02/09 8h30min |
02/09 12h |
Prof. Dr Hans-Georg Flickinger |
Doutor em Filosofia |
Universidade de Kassel - Alemanha |
Violência e educação: limites ou desafios pedagógicos e de justiça? |
02/09 14h |
02/09 17h30min |
Prof. Dr. Amarildo Trevisan |
Doutor em Educação |
Universidade Federal de Santa Maria |
Educar para quê? A orientação do currículo escolar na contemporaneidade |
03/09 8h |
03/09 11h30min |
Prof. Dr. Maria Helena Damião |
Doutora em Ciências da Educação |
Universidade de Coimbra - Portugal |
Educação e democracia em contexto de neoliberalismo contemporâneo |
03/09 14h |
03/09 17h30min |
Prof. Dr. Pedro Goergen |
Doutor em Filosofia |
Universidade de Sorocaba |