A pandemia causada pela Covid-19 forçou a suspensão das aulas presenciais em todo o Brasil. Com a necessidade de evitar o contato físico, foram implementadas diversas mudanças na forma de ensinar, o que levantou o seguinte questionamento: “Como será a educação pós-pandemia? ”.
Diante de um cenário desafiador, profissionais de todas as áreas precisaram rever sua prática, reavaliar a maneira que vinham desenvolvendo seu trabalho e criar soluções rápidas e inovadoras para suportar esse momento delicado e atípico.
Ninguém sabe como serão os próximos meses e anos, mas todos podemos prever que o mercado de trabalho exigirá ainda mais competências e habilidades para todas as profissões.
Tendo em vista que a educação é primordial para uma sociedade, é imprescindível discutir os rumos da Educação Pós-pandemia, as tendências inevitáveis de tecnologias e novas metodologias de ensino aprendizagem que estão presentes em todos os níveis de ensino.
Esta discussão torna-se fundamental para o processo de formação dos acadêmicos que estarão inseridos em um novo contexto escolar
Nos últimos meses, as escolas precisaram se reinventar a fim de manter o processo de ensino-aprendizagem em meio ao distanciamento social. Assim, a tecnologia ganhou ainda mais espaço na educação, pois foi a grande responsável pela continuidade das aulas.
Há que se considerar que não foi uma tarefa fácil, visto que muitos alunos não tinham acesso à internet, e aqueles que tinham como acompanhar as aulas encontraram dificuldades no novo modelo de ensino. Apesar desses problemas, a aproximação cada vez maior entre educação e tecnologia serviu como um alerta para os benefícios proporcionados pelas ferramentas digitais.
Diante da possibilidade da volta total dos alunos às escolas, é preciso pensar no processo, refletir sobre quem é esse ser humano que ficou por quase dois anos fora do espaço escolar, que retorna agora e faz-se necessário que tudo esteja preparado para esse processo, que o espaço físico e todos os envolvidos estejam aptos a receber esses alunos, organizando as interações entre eles e com o conhecimento.
Assim, para tais interações será necessário que os educadores estejam conscientes de toda dificuldade do processo de retomada e ainda estejam preparados para mobilizar as competências pessoais, relacionadas a atitudes, comportamentos e inteligência emocional, que se relacionam ao em equipe, flexibilidade, comunicação, empatia, liderança, entre outras habilidades emocionais e comportamentais que também são importantes no trabalho.
Refletir sobre tudo isso no momento em que estamos vivendo é imprescindível, especialmente em se tratando de processo de formação de professores que precisam se responsabilizar com consciência de seu papel social, da importância de seu trabalho na configuração da sociedade, mas que tudo isso se paute na esperança, no olhar afetivo, na boniteza de conviver.
Programação
Matriz Curricular | Início | Término | Ministrante | C.H. | Turno |
Conhecer versus reflexão compreensiva |
09/09/2021 |
09/09/2021 |
Roque Strieder | 3h | Noturno |
Pedagogia e o contexto de educação não escolar - Possibilidades de atuação |
21/09/2021 |
21/09/2021 |
Fernanda dos Santos Paulo | 3h | Noturno |
Soft Skills, muito além do cenário empresarial |
14/10/2021 |
14/10/2021 |
Jordana Arruda | 3h | Noturno |