O II Seminário Internacional de Políticas Públicas em Educação tem como tema central os determinantes e configurações da regulação da política educacional na América Latina, despontados no contexto da ascensão das recentes agendas políticas e econômicas na região e do consequente (re)tensionamento da ação do Estado no campo social. Nessa direção, visa escrutinar agendas recentes relacionadas à regulação da política educacional na América Latina, a fim de analisar ideias-força, fins e tendências. Visa, também, compartilhar balanços acerca de políticas nacionais de regulação educacional de países latino-americanos levados a efeito nos últimos anos, bem como promover a reflexão sobre a regulação em tempos de (re) tensionamentos da atuação do Estado no campo educacional, realçando temas como a qualidade educacional, sistemas de avaliação, políticas de accountability, entre outros.
A esse conjunto, associa-se a finalidade de oportunizar o compartilhamento de estudos e pesquisas por meio de comunicações orais em torno dos seguintes eixos temáticos:
1. Regulação da educação básica
2. Regulação da educação superior
3. Políticas e sistemas de accountability educacional
4. Formação e trabalho docente
5. Regulação, avaliação, currículo e qualidade educacional
6. Sistemas nacionais de avaliação educacional.
O Seminário destina-se a profissionais e discentes da educação superior (pós-graduação e graduação) e a profissionais da educação básica e gestores de políticas educacionais. A organização do evento é do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais (Nupe), do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) da Unoesc, em parceria com a Pontificia Universidad Católica de Valparaíso (PUCV) do Chile.
OBJETIVOS
- Discutir determinantes e configurações da regulação da política educacional latino-americana no contexto da ascensão das recentes agendas políticas e econômicas na região e do consequente (re)tensionamento da ação do Estado no campo social.
- Compartilhar balanços acerca de políticas nacionais de regulação educacional de países latino-americanos levadas a efeito nos últimos anos.
- Escrutinar agendas recentes relacionadas à regulação da política educacional na América Latina, a fim de analisar ideias-força, fins e tendências.
- Oportunizar espaço de reflexão sobre a regulação em tempos de (re)tensionamentos da atuação do Estado no campo educacional, realçando temas como a qualidade educacional, sistemas de avaliação, políticas de accountability, entre outros.
CALENDÁRIO
- Submissão de trabalhos (resumos expandidos): Prorrogadas até 18 de setembro de 2019
- Divulgação da lista de trabalhos aprovados: clique aqui ( publicação final )
- Inscrições: até 25 de setembro de 2019
- Realização do Seminário: 7 e 8 de outubro de 2019