Objetivos
Busca-se apurar a percepção dos alunos e estimular a descoberta de uma linguagem própria, pessoal e criativa. Assim como despertar o gosto pelo fazer cinematográfico e a capacidade crítica para compreender e avaliar o processo de criação, produção, divulgação e concepção de um filme. Além de apresentar aos alunos diferentes meios de experimentação, bem como proporcionar conhecimentos teóricos e práticos fundamentais à elaboração de futuras produções.
Ementário
A Oficina oferece aos alunos uma imersão no mundo da produção cinematográfica contemporânea brasileira. O cinema independente como ferramenta de transformação social. Novas mídias: o cinema ao alcance de todos.
Público
Acadêmicos matriculados no curso de Publicidade e Propaganda da Unoesc interessados em audiovisual de um modo geral e mais especificamente em Produção Cinematográfica.
CURRÍCULO DO DIRETOR
Abelardo de Carvalho é diretor e roteirista da Ítaca Films Brasil, produtora mexicana cujo braço está radicada no Rio de Janeiro. É bacharel em Artes Cênicas pelo Centro de Letras e Artes da Universidade do Rio de Janeiro (Uni-Rio); e pós-graduando em Arte e Educação pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Minas Gerais. Concluiu os cursos de Roteiro para Televisão e Cinema, ministrados pelo Prof. Flávio de Campos, mestre em Artes Dramáticas pela Universidade da Califórnia-Berkeley e atual script doctor da TV Globo. Foi o responsável pela introdução das Artes Cênicas nos Curso de Jornalismo, Propaganda e Marketing da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais/Arcos em 2002. Durante 5 anos participou como professor da Mostra Geração, oficina de audiovisual oferecida pelo Festival Internacional do Rio de Janeiro. Elaborou o Projeto “Criação – Crianças em Ação” para o Instituto Hans Donner. Tal projeto se destina a elaborar roteiros de animação para comunidades carentes do Rio de Janeiro.
TRABALHOS CINEMATOGRÁFICOS RECENTES DO DIRETOR: ROTEIRO E DIREÇÃO
AMOLADOR = Curta, ficção, 10 min. 2008. , recebeu 1 prêmio em Festival Nacional.
VÁRIAS VIDAS DE JOANA = (em parceria com Cavi Borges) – curta documentário, 10 min. 2009, recebeu 3 prêmios em Festivais Nacionais.
ÚLTIMO RETRATO = Curta documentário de 2010 recebeu 7 prêmios em Festivais Nacionais.
COWBOY = Longa ficção de 2012, 90 min, selecionado para Mostra do Filme Livre, no Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. Mostra CineBH 2012.
FAROESTE = Longa ficção de 2014, 120 min, em fase de lançamento.
JAGUAR = Longa ficção em fase de produção
Realização