O pensamento de Antonio Gramsci é amplamente utilizado como sustentação teórica da pesquisa acadêmica, especialmente nas ciências humanas, principalmente na área da educação. Não obstante, trata-se de uma perspectiva bastante complexa, demandando estudos que excedem os curriculares obrigatórios, tanto nos cursos de formação de professores, como no mestrado em educação. Perante sua concepção de práxis a categoria de intelectual ganhou outro significado. Sua definição de intelectual orgânico tornou-se fundamental para se investigar a pesquisa das políticas educacionais e não apenas as políticas educacionais propriamente ditas. Nesse sentido, se a política educacional for tomada como uma ciência particular, ela merece a mesma crítica que Gramsci faz à sociologia e à economia, isto é, produz verdades parciais que devem ser reapropriadas no âmbito da totalidade da investigação operada pela filosofia da práxis. Daí a importância de se ofertar este conteúdo para a extensão universitária.
OBJETIVO GERAL
Propiciar aos mestrandos e aos educadores a compreensão da perspectiva teórica gramsciana e sua relevância para pesquisas e reflexões sobre a educação.
OBJETIVO ESPECÍFICO
Abordar as categorias gramscianas no recorte da Politica e Educação com estudo aprofundado de alguns livros que são clássicos nesta abordagem teórica do autor em questão. O pensamento de Antonio Gramsci retoma o princípio marxista da totalidade para se compreender a atividade intelectual.
ementa
O contexto histórico italiano (1916-1937) e a atividade política de Gramsci. Os escritos jornalísticos (1916-1926). A concepção gramsciana de Estado e a leitura de Maquiavel. A noção de hegemonia enquanto dominação e direção intelectual e moral. Os intelectuais e a organização da cultura. A relação entre política e educação.
PÚBLICO-ALVO
Docentes das Escolas Públicas (Municipal e ou Estadual); egressos do PPGEd; mestrandos e mestres em Educação; Docentes da Educação Superior.