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Joaçaba

Oficina: Gramsci e a Educação

  O pensamento de Antonio Gramsci é amplamente utilizado como sustentação teórica da pesquisa acadêmica, especialmente nas ciências humanas, principalmente na área da educação. Não obstante, trata-se de uma perspectiva bastante complexa, demandando estudos que excedem os curriculares obrigatórios, tanto nos cursos de formação de professores, como no mestrado em educação. Perante sua concepção de práxis […]


 

O pensamento de Antonio Gramsci é amplamente utilizado como sustentação teórica da pesquisa acadêmica, especialmente nas ciências humanas, principalmente na área da educação. Não obstante, trata-se de uma perspectiva bastante complexa, demandando estudos que excedem os curriculares obrigatórios, tanto nos cursos de formação de professores, como no mestrado em educação. Perante sua concepção de práxis a categoria de intelectual ganhou outro significado. Sua definição de intelectual orgânico tornou-se fundamental para se investigar a pesquisa das políticas educacionais e não apenas as políticas educacionais propriamente ditas. Nesse sentido, se a política educacional for tomada como uma ciência particular, ela merece a mesma crítica que Gramsci faz à sociologia e à economia, isto é, produz verdades parciais que devem ser reapropriadas no âmbito da totalidade da investigação operada pela filosofia da práxis. Daí a importância de se ofertar este conteúdo para a extensão universitária.

OBJETIVO GERAL

Propiciar aos mestrandos e aos educadores a compreensão da perspectiva teórica gramsciana  e sua relevância para pesquisas e reflexões sobre a educação.

OBJETIVO ESPECÍFICO

Abordar as categorias gramscianas no recorte da Politica e Educação com estudo aprofundado de alguns livros que são clássicos nesta abordagem teórica do autor em questão. O pensamento de Antonio Gramsci retoma o princípio marxista da totalidade para se compreender a atividade intelectual. 

ementa

O contexto histórico italiano (1916-1937) e a atividade política de Gramsci. Os escritos jornalísticos (1916-1926). A concepção gramsciana de Estado e a leitura de Maquiavel. A noção de hegemonia enquanto dominação e direção intelectual e moral. Os intelectuais e a organização da cultura. A relação entre  política e educação.

PÚBLICO-ALVO

Docentes das Escolas Públicas (Municipal e ou Estadual); egressos do PPGEd; mestrandos e mestres em Educação; Docentes da Educação Superior. 

Calendário
Data

2016-11-21 15:45:00

Agenda
Horário

das 8h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h00

Ingresso
Local

Sala 441 do bloco IV - Campus Unoesc Joaçaba

Custo
Investimento

Gratuito

Pessoas
Vagas

50

Pessoas
Carga horária

16 horas

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Contato

Profa. Maria de Lourdes Pinto de Almeida

Fone: 19-33081296/ 49-3226 3879

E-mail: malu04@gmail.com | meseduc.jba@unoesc.edu.br

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