Página Inicial Sobre a unoesc Comissão Própria de Avaliação – CPA

Comissão Própria de Avaliação - CPA

O QUE CONSTITUI A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL?

A Avaliação Institucional é ferramenta para a tomada de decisão, para a melhoria da qualidade educativa e o cumprimento da missão e responsabilidade institucional e acontece com vistas ao Plano de desenvolvimento Institucional – PDI, e com o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), criado pelo Ministério da Educação por meio da Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, com a finalidade de melhorar a qualidade da Educação Superior. Constitui processo reflexivo, formativo e autocrítico, envolvendo as diversas dimensões da vida universitária, como o ensino, a pesquisa e a extensão, bem como seus objetivos.

A Avaliação Institucional contempla duas modalidades; a autoavaliação e a avaliação externa. A autoavaliação é coordenada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Unoesc, constituída por representantes de professores, estudantes, técnico-administrativos e comunidade externa. A CPA conduz os processos de avaliação interna, produzindo relatórios analíticos, que são encaminhados à Gestão da Instituição para as melhorias necessárias. A avaliação externa, por sua vez, é de responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e é realizada por meio de três instrumentos: avaliação das Instituições de Ensino Superior; avaliação dos Cursos de Graduação; e avaliação do desempenho dos estudantes, que ocorre por meio do Exame Nacional de Desempenho do Estudante (Enade).

A CPA conta com o suporte das Diretorias de Ensino e das Diretorias de Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Inovação para a comunicação e divulgação dos resultados nos campi e trabalha de modo integrado com setor de Planejamento e Avaliação Institucional.

É papel da Avaliação Institucional subsidiar a gestão e demais segmentos da comunidade acadêmica, por meio de relatórios decorrentes de processos avaliativos internos e externos, com o objetivo de atender à missão e aos objetivos institucionais expressos no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), contribuir com o desenvolvimento da Unoesc e reorientando suas ações para a melhoria da qualidade educativa.

A legitimidade dos processos avaliativos desencadeados pela CPA advém da participação intensa da comunidade acadêmica e da sociedade civil organizada, tanto na validação dos instrumentos, quanto na participação enquanto sujeitos do próprio processo de avaliação. Isso implicará na criação de espaços de diálogo com os mais diversos interlocutores institucionais e comunitários. Assim, a avaliação será eficaz e produzirá as melhorias necessárias à qualidade institucional e acadêmica.