Enade

O QUE É O ENADE

O ENADE – Exame Nacional de Desempenho de Estudantes – é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, sendo o registro de participação condição indispensável para conquistar o seu diploma!

O ENADE é uma forma de avaliar o curso e a instituição por meio do desempenho dos estudantes no exame. O resultado do ENADE é um indicador de qualidade que serve de referência para o ciclo avaliativo do SINAES/MEC. Isso significa que, quanto melhor você e seus colegas forem na prova, melhor será a avaliação da qualidade do curso em que irão se formar!

Estudante, coloque o Enade na sua agenda e prepare-se para o exame!

O seu desempenho no ENADE pode ser decisivo na conquista de uma vaga no mercado de trabalho. Ter um diploma de um curso e de uma instituição com bons conceitos é um diferencial. Além disso, ao participar do ENADE você estará representando seu curso, seus colegas e a Universidade. O desempenho do seu curso no ENADE reflete o profissional que você tem competência para ser e, também, a qualidade da sua formação

Saiba mais sobre a prova: clique aqui

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O ENADE 2023

Edital Enade 2023: clique aqui 

Página do Enade: clique aqui

Sistema Enade: clique aqui 

1- O que é o ENADE?

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) é uma avaliação que faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) conduzido pelo Ministério da Educação (MEC). O exame avalia o desempenho dos estudantes concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial. (INEP, 2023).

2- O ENADE é obrigatório?

Conforme disposição do art. 5º, § 5º, da Lei nº. 10.861/2004, o Enade constitui-se componente curricular obrigatório, sendo inscrita no histórico escolar do estudante somente a situação regular com relação a essa obrigação. A situação de irregularidade do estudante junto ao ENADE irá ocorrer quando o estudante: – não comparecer ao Exame, e não obter dispensa oficial conforme referência normativa; – não preencher o Questionário do Estudante; – tiver o registro de participação indevida na prova. (INEP, 2023).

3- Quem deve fazer o ENADE?

Estudantes Concluintes das áreas previstas no Edital Nº 37/2023/ENADE, com as seguintes características: Bacharelado: aqueles que tenham integralizado 80% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso definido pela IES e não tenham colado grau até o último dia do período de retificação de inscrições do ENADE 2023; ou aqueles com previsão de integralização de 100% da carga horária do curso até julho de 2024. Tecnológicos: aqueles que tenham integralizado 75% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso definido pela IES e não tenham colado grau até o último dia do período de retificação de inscrições do ENADE 2023; ou aqueles com previsão de integralização de 100% da carga horária do curso até dezembro de 2024.

4-Por que meu desempenho é importante?

O seu desempenho no ENADE pode ser decisivo na conquista de uma vaga no mercado de trabalho e para o acesso à pós-graduação. Ter um diploma de um curso e de uma instituição com bons conceitos é um diferencial importante. Além disso, ao participar do ENADE você estará representando seu curso, seus colegas e a Universidade. O desempenho do seu curso no ENADE reflete a qualidade da sua formação e, também, o profissional que você tem competência para ser.

5- Quais cursos participarão do Enade em 2023?

Agronomia ,Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Enfermagem, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Zootecnia e Radiologia.

6- Qual a importância de responder o Questionário do Estudante?

O questionário faz parte da nota do Conceito Preliminar do Curso e seu preenchimento é obrigatório. O não preenchimento implicará situação de irregularidade junto ao ENADE.  Somente após o preenchimento do questionário é que o aluno terá acesso ao seu local de prova.

7- Qual o formato da prova?

A prova é composta de 40 questões, divididas em duas partes:

I – Formação Geral com 09 questões objetivas e 01 questão discursiva;

II – Formação Específica com 29 questões objetivas e 01 questão discursiva.

8- Onde confiro meu local de prova?

Exclusivamente via sistema Enade (http://enade.inep.gov.br), a partir do dia 6 de novembro de 2023.Exclusivamente via sistema Enade (http://enade.inep.gov.br), a partir do dia 6 de novembro de 2023.

9- O que levar no dia da prova?

Tenha em mãos um documento oficial de identificação com foto (original) e caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.

10- Quando será a prova do Enade 2023

  • A prova do ENADE 2023 será aplicada no dia 26 de novembro de 2023:
  • Abertura dos portões: 12h
  • Fechamento dos portões: 13h
  • Início da prova: 13h30
  • Término da prova: 17h30
  • Somente os estudantes concluintes participarão da prova a ser aplicada em 26 de novembro de 2023.
  • Os ingressantes inscritos serão dispensados da participação.

11- Como o estudante acessa o Boletim de Desempenho Individual?

O estudante que faz o ENADE tem acesso ao Boletim de Desempenho Individual, disponibilizado no site do Inep após a divulgação dos resultados do exame, a cada ano.

12- Quem já fez ENADE em outro curso, deverá fazer novamente?

Sim. Uma vez que o estudante preenche os requisitos de ingressante ou concluinte será inscrito e deverá participar do ENADE.

13- Fui inscrito para participar do Enade por dois cursos, como proceder?

O estudante habilitado ao ENADE que for inscrito em mais de um curso deverá optar por uma das provas no momento do cadastro.

14- Qual implicação na situação acadêmica dos ausentes que não tiverem suas justificativas aceitas?

O estudante fica impedido de colar grau até regularizar a sua situação junto ao ENADE.

15- Onde encontrar mais informações sobre o ENADE

No site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), você encontra todos os dados referentes às avaliações do Sistema Educacional Brasileiro: clique aqui.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.