Histórico

A CAMINHADA DA UNOESC NA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

A avaliação institucional na Unoesc remonta aos anos 90, quando a Instituição, inspirada no Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras (PAIUB), criou e implantou, em 1995, o Programa de Avaliação Institucional da Unoesc (PAIU), que, entre outras atividades, definiu, em 1997, os princípios e diretrizes do programa de avaliação institucional, assim como seu regulamento.

A partir de 2005, a Unoesc adequou a avaliação institucional ao que propõe o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), instituído pela Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, criando a Comissão Própria de Avaliação (CPA) e institucionalizando política de avaliação institucional.

Em 2014, a Instituição aderiu ao Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento das Instituições de Ensino Superior (ProIES), migrando para o Sistema Nacional de Educação Superior. A partir desse momento, a CPA passou a ter papel estratégico no âmbito da Instituição, iniciando-se o processo de aprimoramento dos instrumentos de avaliação institucional. Passou-se a avaliar de forma mais sistemática os processos de ensino-aprendizagem, a gestão dos cursos de graduação, a infraestrutura, bem como áreas antes não avaliadas, como a pós-graduação lato e stricto sensu, o ensino a distância, e a avaliação pela comunidade externa e pelos egressos.

Em 2016, a CPA passou por processo de reestruturação, objetivando conferir maior organicidade junto à Gestão da Instituição, aproximando a avaliação institucional com o planejamento institucional. A partir daí, passou-se a trabalhar integradamente: comunidade acadêmica, gestão, planejamento e avaliação.

No atual ciclo avaliativo (2021-2023), buscar-se-á reforçar a institucionalização de práticas de avaliação estruturantes, conferindo aos processos avaliativos maior organicidade.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.