Página inicial O que acontece Ações do PROESDE em municípios da região de Videira iniciam em setembro
Não categorizado Extensão Videira

Ações do PROESDE em municípios da região de Videira iniciam em setembro

Entre os meses de setembro e novembro de 2022, acadêmicos da Unoesc Videira, inscritos no Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional (PROESDE), estarão a campo, iniciando as ações práticas dos projetos nos municípios de Monte Carlo, São José do Cerrito, Ponte Alta, Videira e Abdon Batista. Neste ano, a Unoesc Videira participa com […]

Neste ano, a Unoesc Videira participa com cinco projetos, perfazendo um total de 191 estudantes bolsistas dos diferentes cursos de Graduação. No primeiro semestre, ocorreu a etapa de formação dos estudantes bolsistas, conforme o projeto de extensão ao qual estão vinculados.

— Para o segundo semestre, já estão sendo planejadas as ações de intervenção nos municípios parceiros, conforme os projetos elencados, em que a Unoesc conta com as parcerias das Secretarias de Educação dos respectivos municípios atendidos, e da Coordenadoria Regional de Educação — salientou Magali Beatriz Augusto, coordenadora do programa no âmbito da Unoesc Videira.

O estudante bolsista, segundo a professora Magali, recebe bolsa de estudo de 100%, participa de um curso de extensão que possibilita a relação do conhecimento adquirido com a prática comunitária e recebe certificação das horas do referido projeto ao qual está vinculado.

— O curso de extensão do PROESDE consiste em um conjunto de atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão voltadas à formação do estudante bolsista, enquanto cidadão e profissional capaz de intervir e contribuir em seu contexto regional — afirma.

Atualmente, a Unoesc Videira está realizando as visitas precursoras aos municípios envolvidos, realizando reuniões com as Secretarias Municipais de Educação e suas equipes, com a finalidade de definir as datas das intervenções extensionistas e demais encaminhamentos.

Projetos e cidades:

Em Abdon Batista, são 39 acadêmicos que estarão desenvolvendo o projeto “Mutirão Ambiental – Meu Espaço Mais Bonito”. Em São José do Cerrito e Ponte Alta, são 86 bolsistas atuando no projeto “Em cada canto um conto!”, oficina de contação de histórias e elaboração de materiais didáticos pedagógicos, com formação de professores.

Já no Município de Monte Carlo, 38 bolsistas vão trabalhar no projeto de Revitalização da Biblioteca Escolar, e, no município de Videira, 28 estudantes inscritos vão atuar no projeto “Moldando o futuro com as mãos”, uma oficina de cerâmica para mulheres de baixa renda.

De acordo com Magali Augusto, a Unoesc como Instituição comunitária, participa do PROESDE desde 2014, atuando principalmente em municípios de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

— O programa tem grande relevância, não apenas pelo recurso financeiro destinado por meio de bolsas de estudo, mas por contribuir na formação humana e profissional dos envolvidos, atuando como agentes de transformação social na realidade regional — concluiu.