Página inicial O que acontece Cursos de Mestrado e Doutorado da Unoesc se destacam na avaliação da Capes
Não categorizado Mestrado Joaçaba Xanxerê Chapecó

Cursos de Mestrado e Doutorado da Unoesc se destacam na avaliação da Capes

Os Programas de Pós-graduação (PPGs) da Unoesc se destacaram na avaliação quadrienal realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), referente ao período entre 2017 e 2020. O resultado, com os conceitos dos cursos de Mestrado Acadêmico, Mestrado Profissional e Doutorado, foi liberado para divulgação na segunda-feira (12). Dos critérios gerais de […]

Dos critérios gerais de avaliação da Capes, foram observadas a produção científica de docentes e discentes, a formação do corpo docente, a qualidade da formação dos alunos e o impacto social do programa. As notas são atribuídas de 1 a 7, sendo que 4 e 5 significam um desempenho entre bom e muito bom. A nota 5 é a máxima para programas que possuem apenas curso de Mestrado. Já os conceitos 6 e 7 atestam a excelência de um PPG em nível internacional.

O Mestrado Profissional em Administração (MPA), dos campi de Chapecó e Joaçaba, obteve a nota máxima, passando do conceito 4 para o 5. O Doutorado Acadêmico em Administração, do campus de Chapecó, foi avaliado pela primeira vez e recebeu a nota 4.

— O resultado expressa o nosso esforço em trabalhar junto à comunidade empresarial na qualificação de profissionais de alto nível. Temos nos empenhado em formar pessoas que ajudem as organizações públicas e privadas a resolver problemas e desenvolver tecnologias organizacionais. É fruto de um longo processo de capacitação e amadurecimento dos nossos cursos e da nossa produção técnica e científica — ressalta o professor Dr. Juliano Spuldaro, coordenador do Mestrado Profissional em Administração e do Doutorado Acadêmico em Administração.

O Mestrado em Biociências e Saúde, da Unoesc Joaçaba, elevou o conceito de 3 para 4. Com a nota, a Capes sinaliza a possibilidade de implantação de um curso de Doutorado na área.

— É um resultado muito importante, fruto da dedicação e empenho do colegiado. Agora, o foco é melhorar os indicadores na próxima avaliação. Também estamos aptos a ofertar o Doutorado, um diferencial para o programa — enaltece a professora Dra. Fabiana Meneghetti Dallacosta, coordenadora do Mestrado em Biociências e Saúde.

O Programa de Pós-graduação em Sanidade e Produção Animal (PPGSPA), da Unoesc Xanxerê, também aumentou o conceito de 3 para 4. Foi a primeira avaliação do curso de Mestrado, que iniciou as atividades em 2017.

— Estamos orgulhosos. Esse conceito nos motiva a seguir trabalhando, sempre prezando pela qualidade do ensino, formando profissionais qualificados e contribuindo para o desenvolvimento regional — enfatiza a professora Dra. Giovana Camillo, coordenadora do Mestrado em Sanidade e Produção Animal.

O Programa de Pós-graduação em Direito (PPGD), da Unoesc Chapecó, manteve-se com a nota 4, com bom desempenho na avaliação e indicativos positivos das mudanças realizadas nos últimos anos.

— O curso de Doutorado é recente e, a nosso ver, não obteve o conceito 5 porque ainda não temos teses defendidas. O resultado foi muito bom, indicando que o programa amadureceu e pode alcançar nota superior já na próxima avaliação — destaca o professor Dr. Robison Tramontina, coordenador do Programa de Pós-graduação em Direito.

O conceito 4 também foi alcançado pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEd), da Unoesc Joaçaba, nos cursos de Mestrado e Doutorado. É a mesma nota obtida na avaliação do quadriênio anterior.

— É um bom resultado, uma vez que o Doutorado foi implantado em 2018 e a primeira turma foi diplomada em 2022. Temos expectativas de aumentar o conceito no próximo quadriênio — salienta a professora Dra. Marilda Pasqual Schneider, coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação.

Para a pró-reitora acadêmica da Unoesc, professora Lindamir Secchi Gadler, a avaliação da Capes demonstra o compromisso da Universidade com a qualidade no ensino e na pesquisa aplicada para o desenvolvimento das pessoas e da região.

— A maioria dos cursos de Mestrado obteve evolução nos conceitos. Além disso, permite à Instituição analisar a viabilidade de implantação de mais dois Doutorados: Biociências e Saúde e Sanidade e Produção Animal — evidencia Lindamir, acrescentando que a expectativa é positiva para a próxima avaliação, considerando que os cursos de Doutorado estão em fase de consolidação e também tendem a elevar suas notas.

— Estamos orgulhosos do engajamento dos nossos estudantes, coordenadores e docentes pesquisadores que se dedicam em prol da ciência e da tecnologia para o desenvolvimento regional. O resultado é o reconhecimento de toda essa dedicação — conclui Lindamir.