Página inicial O que acontece Diplomada de Nutrição de Videira terá artigo publicado no e-book da Editora Brazilian Journals
Não categorizado Diplomados Videira

Diplomada de Nutrição de Videira terá artigo publicado no e-book da Editora Brazilian Journals

Thayná de Oliveira, graduada em Nutrição pela Unoesc Videira, em 2022, foi convidada a participar da edição de e-books da Editora Brazilian Journals. Recentemente, Thayná teve um artigo de sua autoria publicado na revista “Brazilian Journal of Development”, volume 8, no qual versou sobre “Aspectos conceituais e metodológicos voltados para a área da saúde”, volume […]


Thayná de Oliveira, graduada em Nutrição pela Unoesc Videira, em 2022, foi convidada a participar da edição de e-books da Editora Brazilian Journals. Recentemente, Thayná teve um artigo de sua autoria publicado na revista “Brazilian Journal of Development”, volume 8, no qual versou sobre “Aspectos conceituais e metodológicos voltados para a área da saúde”, volume 1, com o artigo “Intervenção nutricional em relação à Covid-19: uma revisão de literatura”.

A diplomada foi convidada a participar como autora de capítulo do e-book organizado por capítulos, devido ao grande número de acessos e visibilidade do artigo no portal da editora.

— Thayná sempre foi uma aluna muito dedicada, mesmo já ter sido aprovada com 10 no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ainda buscou mais conhecimento — afirmou a professora Marina Werner, orientadora do trabalho que deu origem à publicação pela editora.

Ela explica que sugeriu esse tema para mostrar e verificar as provas do papel da Nutrição no tratamento e recuperação da Covid-19, e agradeceu o convite para novamente participar de uma nova publicação.

Artigo selecionado

 A Covid-19, causada pelo vírus SARS-CoV-2, é uma doença infecciosa de altas consequências. O vírus é transmitido por inalação ou contato direto com gotículas infectadas. O estado nutricional interfere na resposta imune do organismo. Um bom estado nutricional pode reduzir complicações da infecção. Objetivo: Verificar as evidências do papel da nutrição no tratamento e recuperação da Covid-19. Metodologia: Este é um artigo de revisão, no qual foram utilizados estudos dos anos de 2020 e 2021 encontrados na base de dados PubMed, Scielo, Google Scholar e Periódico CAPES. Resultados: Foram selecionados 15 artigos, e as análises foram realizadas em 16 países. Dentre os estudos, sete abordaram a respeito da suplementação nutricional; três em relação ao estado nutricional e comorbidades; dois analisaram a utilização de fitoterápicos; um investigou o efeito de uma terapia medicamentosa; um apresentou a telemedicina como ferramenta frente à pandemia e um estudou sobre mudanças alimentares e de vida com foco na recuperação dos acometidos. Conclusão: O IMC elevado é um dos fatores que mais tem relação ao risco de mortalidade ou piora do quadro. A suplementação de micronutrientes e fitoterápicos podem auxiliar combater a infecção e diminuir o tempo de recuperação. Referente ao comportamento dos indivíduos durante o isolamento, acredita-se que a telemedicina pode ser uma ótima ferramenta para promover hábitos de vida mais saudáveis. Não existem terapias específicas comprovadas para prevenir a doença, mas uma nutrição adequada é um dos principais pontos a fim de evitar a infecção e/ou recuperar o estado nutricional.

Artigo anterior

Na edição anterior, em 2021, a então acadêmica Thayná de Oliveira, da 10ª fase do curso de Nutrição da Unoesc Videira, teve seu artigo de estágio obrigatório em saúde pública publicado pela Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação (REASE). Além da conceituada revista, a autora recebeu convite da editora Sciencia Script, para publicação do artigo em formato de capítulo de livro, em sete línguas, incluindo o português.

O artigo denominado “Patologias mais frequentes e perfil de usuários de uma Unidade Básica de Saúde” foi orientado pela professora Marina Werner, e o estágio foi desenvolvido no município de Joaçaba, sob supervisão da nutricionista Diane Favretto, que auxiliou a acadêmica na coleta e análise dos dados.

Nossos parabéns à acadêmica, ao curso de Nutrição, às orientadoras e demais professores envolvidos nessa conquista.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.