Diplomada de Nutrição de Videira terá artigo publicado no e-book da Editora Brazilian Journals
Thayná de Oliveira, graduada em Nutrição pela Unoesc Videira, em 2022, foi convidada a participar da edição de e-books da Editora Brazilian Journals. Recentemente, Thayná teve um artigo de sua autoria publicado na revista “Brazilian Journal of Development”, volume 8, no qual versou sobre “Aspectos conceituais e metodológicos voltados para a área da saúde”, volume […]
Publicado em 21/05/2022
Por ADM UNOESC

Thayná de Oliveira, graduada em Nutrição pela Unoesc Videira, em 2022, foi convidada a participar da edição de e-books da Editora Brazilian Journals. Recentemente, Thayná teve um artigo de sua autoria publicado na revista “Brazilian Journal of Development”, volume 8, no qual versou sobre “Aspectos conceituais e metodológicos voltados para a área da saúde”, volume 1, com o artigo “Intervenção nutricional em relação à Covid-19: uma revisão de literatura”.
A diplomada foi convidada a participar como autora de capítulo do e-book organizado por capítulos, devido ao grande número de acessos e visibilidade do artigo no portal da editora.
— Thayná sempre foi uma aluna muito dedicada, mesmo já ter sido aprovada com 10 no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ainda buscou mais conhecimento — afirmou a professora Marina Werner, orientadora do trabalho que deu origem à publicação pela editora.
Ela explica que sugeriu esse tema para mostrar e verificar as provas do papel da Nutrição no tratamento e recuperação da Covid-19, e agradeceu o convite para novamente participar de uma nova publicação.
Artigo selecionado
A Covid-19, causada pelo vírus SARS-CoV-2, é uma doença infecciosa de altas consequências. O vírus é transmitido por inalação ou contato direto com gotículas infectadas. O estado nutricional interfere na resposta imune do organismo. Um bom estado nutricional pode reduzir complicações da infecção. Objetivo: Verificar as evidências do papel da nutrição no tratamento e recuperação da Covid-19. Metodologia: Este é um artigo de revisão, no qual foram utilizados estudos dos anos de 2020 e 2021 encontrados na base de dados PubMed, Scielo, Google Scholar e Periódico CAPES. Resultados: Foram selecionados 15 artigos, e as análises foram realizadas em 16 países. Dentre os estudos, sete abordaram a respeito da suplementação nutricional; três em relação ao estado nutricional e comorbidades; dois analisaram a utilização de fitoterápicos; um investigou o efeito de uma terapia medicamentosa; um apresentou a telemedicina como ferramenta frente à pandemia e um estudou sobre mudanças alimentares e de vida com foco na recuperação dos acometidos. Conclusão: O IMC elevado é um dos fatores que mais tem relação ao risco de mortalidade ou piora do quadro. A suplementação de micronutrientes e fitoterápicos podem auxiliar combater a infecção e diminuir o tempo de recuperação. Referente ao comportamento dos indivíduos durante o isolamento, acredita-se que a telemedicina pode ser uma ótima ferramenta para promover hábitos de vida mais saudáveis. Não existem terapias específicas comprovadas para prevenir a doença, mas uma nutrição adequada é um dos principais pontos a fim de evitar a infecção e/ou recuperar o estado nutricional.
Artigo anterior
Na edição anterior, em 2021, a então acadêmica Thayná de Oliveira, da 10ª fase do curso de Nutrição da Unoesc Videira, teve seu artigo de estágio obrigatório em saúde pública publicado pela Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação (REASE). Além da conceituada revista, a autora recebeu convite da editora Sciencia Script, para publicação do artigo em formato de capítulo de livro, em sete línguas, incluindo o português.
O artigo denominado “Patologias mais frequentes e perfil de usuários de uma Unidade Básica de Saúde” foi orientado pela professora Marina Werner, e o estágio foi desenvolvido no município de Joaçaba, sob supervisão da nutricionista Diane Favretto, que auxiliou a acadêmica na coleta e análise dos dados.
Nossos parabéns à acadêmica, ao curso de Nutrição, às orientadoras e demais professores envolvidos nessa conquista.