Página inicial O que acontece Mais de 500 estudantes de escolas públicas participam do PIDE
Não categorizado Inserção Social Videira

Mais de 500 estudantes de escolas públicas participam do PIDE

A Unoesc Videira finalizou as atividades de 2022 do Projeto de Iniciação Desportiva Escolar (PIDE). O programa oferta práticas esportivas no contraturno escolar para crianças na faixa etária de dez a 16 anos, que estejam regularmente matriculadas na rede de ensino pública estadual e municipal, a fim de desenvolver e promover a iniciação esportiva no […]

A Unoesc Videira finalizou as atividades de 2022 do Projeto de Iniciação Desportiva Escolar (PIDE). O programa oferta práticas esportivas no contraturno escolar para crianças na faixa etária de dez a 16 anos, que estejam regularmente matriculadas na rede de ensino pública estadual e municipal, a fim de desenvolver e promover a iniciação esportiva no estado de Santa Catarina.

O projeto lançado em maio deste ano, na Unoesc Videira, contou com a participação de 20 acadêmicos matriculados no curso de Educação Física. Eles realizaram atividades nos municípios de Videira, Fraiburgo e Lebon Regis, com aproximadamente 500 crianças e adolescentes, nas modalidades de futsal, voleibol, basquetebol, atletismo e box.

Neste mês de dezembro, aconteceu os jogos de integralização no ginásio da Unoesc nas modalidades de voleibol e futsal, e na última semana de aula cada acadêmico monitor realizou confraternização de Natal.

O projeto, que retorna em 2023, dissemina, oportuniza e promove a prática esportiva educacional a crianças e adolescentes, contribuindo para sua formação integral, incentivando a prática esportiva como forma de promoção da saúde e da educação, e para os estudantes de Educação Física é de grande relevância porque oportuniza a prática do exercício na profissão.

— Além da articulação, aproximam as relações entre comunidade, escola e Universidade, promovendo o desenvolvimento das crianças e adolescentes e desenvolvendo a extensão universitária, possibilitando a aproximação teórica e prática na formação profissional dos estudantes dos cursos de Educação Física — revelou a coordenadora do programa, Ederlei Aparecida Zago.

Para a acadêmica Diana Padilha, foi um desafio chegar com as aulas do PIDE, era uma experiência nova, com um grupo de alunos novos, faixas etárias diferentes e uma nova modalidade a ensinar.

— As crianças me receberam muito bem e a cada nova aula gostavam mais das atividades propostas. Realizavam as atividades empenhadas e ficavam tristes ao final da aula. Cada sorriso e cada abraço estarão guardados na minha memória, são crianças verdadeiras e espontâneas, que gostavam das atividades, mas esperavam ansiosas pela hora do jogo. Agradeço a experiência e a generosidade das crianças em aprender um pouquinho comigo. O gosto pelo esporte, espero que levem para o resto da vida.