Página inicial O que acontece Professor da Unoesc é eleito presidente da Sociedade Catarinense de Coloproctologia
Não categorizado Evento Joaçaba

No dia 1º de abril, ocorreu no hotel LK Design, em Florianópolis, o Congresso Catarinense de Coloproctologia. Na oportunidade, o professor da Unoesc e Diretor Científico do Congresso, Abel Botelho Quaresma, foi eleito presidente da Sociedade Catarinense de Coloproctologia, gestão 2022/2023. Estiveram presentes na solenidade o Presidente da mesa de Doença diverticular do cólon, professor […]

No dia 1º de abril, ocorreu no hotel LK Design, em Florianópolis, o Congresso Catarinense de Coloproctologia. Na oportunidade, o professor da Unoesc e Diretor Científico do Congresso, Abel Botelho Quaresma, foi eleito presidente da Sociedade Catarinense de Coloproctologia, gestão 2022/2023. Estiveram presentes na solenidade o Presidente da mesa de Doença diverticular do cólon, professor Dr. Walter Rothbarth; o diplomado do curso de Medicina da Unoesc e residente de cirurgia no Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST), Dr. João Augusto dos Reis Guerra, e dois acadêmicos da 10ª fase do curso de Medicina da Universidade.

Conforme conta o professor, as atividades começaram no dia 1º de abril pela manhã com a realização de três cirurgias ao vivo: sendo duas videolaparoscópicas e uma robótica, transmitidas diretamente de Blumenau e de Florianópolis sendo comentadas por uma mesa especializada na área; à tarde seguiu com as mesas de Câncer colorretal, Colonoscopia e Doenças inflamatórias intestinais.

À noite, o jantar do Congresso foi no restaurante Pargus, em Santo Antonio de Lisboa. No dia 02 o Congresso seguiu com as mesas de Doenças orificiais, Doença diverticular do cólon e Infecções sexualmente transmissíveis, encerrando às 13 horas.

O congresso contou com três ex-presidentes da Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP) bem como com o atual presidente Dr. Eduardo Vieira do Rio de Janeiro e com o atual presidente do Grupo de Estudos da Doença Inflamatória Intestinal (GEDIIB) Dr. Rogério Saad Hossne de São Paulo. O Dr. Paulo Kotze, atual membro do European Crohn’s and Colitis Organisation – (ECCO), que palestrou sobre Bolsa Ileal na DII.

De acordo com o professor, o Congresso teve como objetivo promover o conhecimento e atualização em Coloproctologia.

— As atividades foram um sucesso com mais de 20 convidados de âmbito nacional e cinco presidentes de entidades nacionais (quatro SBCP e um GEDIIB). Teve 96 inscritos e quase 120 participantes, o dobro do que em anos anteriores — finalizou Quaresma.