Página inicial O que acontece Psicologia Hospitalar foi tema do ciclo de palestras do curso de Psicologia
Não categorizado Fórum Videira

Psicologia Hospitalar foi tema do ciclo de palestras do curso de Psicologia

O curso de Psicologia da Unoesc Videira realizou, no dia 24 de março, o XII Ciclo de Debates, tendo como tema as práticas da Psicologia no Leito Hospitalar. O evento contou com a mediação da professora Ma. Fabiana Piccoli D´Agostini, e com participação da psicóloga Thais Marcelle Pilati Deon, psicóloga do Hospital Universitário Santa Terezinha, […]

O curso de Psicologia da Unoesc Videira realizou, no dia 24 de março, o XII Ciclo de Debates, tendo como tema as práticas da Psicologia no Leito Hospitalar. O evento contou com a mediação da professora Ma. Fabiana Piccoli D´Agostini, e com participação da psicóloga Thais Marcelle Pilati Deon, psicóloga do Hospital Universitário Santa Terezinha, em Joaçaba. Contou ainda com as participações da enfermeira Ma. Ana Paula Scherer de Brum, coordenadora dos cursos de Enfermagem e Fisioterapia da Unoesc Videira, e da enfermeira Janice Olivete De Bona, responsável Técnica do Serviço de Enfermagem da Pladisa, Planos de Saúde de Videira.

O evento iniciou com uma apresentação artística em teatro recital performático do grupo Elêusis – Teatro Universitário da Unoesc desenvolvido pelo curso de Psicologia e coordenado pelo prof. Dr. Giancarlo de Aguiar. Na sequência, os acadêmicos da 1ª fase do curso, realizaram a apresentação de uma peça teatral, preparada por eles e que esteve voltada para o papel do psicólogo em uma demanda de gravidez.

— Esta atividade foi desenvolvida para as Atividades Práticas de Ensino e Extensão, em que os acadêmicos devem desenvolver uma atividade que conecte os saberes e práticas das disciplinas de seu semestre letivo — explicou o professor Dr. Adriano Schlösser, coordenador do curso.

Na terceira parte do evento, a mesa redonda foi iniciada com a comunicação da enfermeira Ana Paula Scherer, apresentando os desafios das práticas multiprofissionais e interdisciplinares no contexto hospitalar, apontando o papel e os desafios do psicólogo a partir da perspectiva da enfermagem. Na sequência, a enfermeira Janice De Bona relatou as dificuldades das práticas psicológicas no setor hospitalar, devido à alta demanda de atividades e baixo número de profissionais psicólogos.

Para finalizar, a psicóloga Thais Deon discorreu sobre as atividades que desenvolve nos setores hospitalares, bem como a necessidade de aprofundamento, humanização e trabalho multiprofissional da Psicologia Hospitalar. Segundo seu relato, os desafios que o psicólogo hospitalar passa em seu cotidiano são permeados pela imprevisibilidade, cabendo ao profissional estar preparado técnico e psicologicamente para uma atuação humanizada e de qualidade.

De acordo com o professor Dr. Adriano Schlösser, o Ciclo de Debates em Psicologia alcançou seus objetivos com qualidade, e os acadêmicos que realizaram as apresentações mostraram muito desenvolvimento, empatia e comprometimento, demonstrando carinho e a construção coletiva do curso.

— As palestrantes foram muito assertivas ao apontar o fazer do psicólogo no hospital, sendo necessário muito preparo pessoal e profissional para lidar com a dor de pacientes, familiares e equipes — concluiu o professor Adriano.