Página inicial O que acontece Terceira turma dos Protetores Ambientais da Melhor Idade é formada na Unoesc Chapecó
Não categorizado Geral Chapecó

A formatura da 3ª turma dos Protetores Ambientais da Melhor Idade (PROA) foi realizada no dia 9 de dezembro, na Unoesc Chapecó. O evento contou com a presença de representantes do 2º Batalhão de Polícia Militar Ambiental, Corpo de Bombeiros, Prefeitura Municipal e Epagri, além da Diretoria Acadêmica da Universidade. Foram 23 formados, por meio […]

Foram 23 formados, por meio da parceria entre a Polícia Militar Ambiental e a Unoesc Chapecó. Desde o início do projeto, em 2019, já são 73 protetores ambientais com o compromisso de adotar práticas de proteção ao meio ambiente, sendo multiplicadores dos conceitos ambientais e das normas que tutelam o bem ambiental.

Os profissionais que atuam no projeto são instrutores da Polícia Militar Ambiental, professores da Unoesc e convidados. Além das atividades na Universidade e no Batalhão, foram realizadas visitas de estudo na Usina Hidrelétrica de Itá e no Parque Estadual das Araucárias, localizado em São Domingos (SC).

— Fazer parte do PROA é uma experiência gratificante, que ampliou as minhas amizades para a vida. Os ensinamentos, que já fazem parte do meu dia a dia, também serão compartilhados com outras pessoas — ressalta Aretê Teixeira Barcellos, uma das novas protetoras ambientais.

— O objetivo é capacitar multiplicadores dos ideais preservacionistas, cidadãos habilitados em disseminar na sociedade onde estão inseridos a importância da preservação ambiental para as presentes e futuras gerações — destaca o instrutor do PROA, sargento Luciano Bergonzzi.

A coordenadora do projeto, professora Sandra Maria Toffolo, enfatiza que um dos propósitos é aproximar os órgãos públicos e a Universidade da população, levando informações e conhecimentos para que possam atuar juntos em ações que visam ao bem comum.

— E a terceira idade é uma aliada importantíssima, justamente por ter acompanhado vários processos de transformação, aqui, em específico, relacionados às questões ambientais — enaltece, acrescentando que uma nova turma do PROA é prevista para 2023.

Texto: professora Sandra Maria Toffolo.