Página inicial O que acontece Universidade da Melhor Idade de Chapecó – UMIC realiza Seminário com abordagens relacionadas à dor
Não categorizado Cultura Chapecó

Nos dias 12 e 14 de julho, a Universidade da Melhor Idade de Chapecó – UMIC, realizou o 3º Seminário contando com profissionais da área da saúde. Fernando Schorr Grossl, Fisioterapeuta e Professor nos cursos de Fisioterapia na Unoesc Chapecó e Pós em Neurociência da Dor, abordou a temática “Pós-Covid e Dor Crônica no Idoso”, […]

Fernando Schorr Grossl, Fisioterapeuta e Professor nos cursos de Fisioterapia na Unoesc Chapecó e Pós em Neurociência da Dor, abordou a temática “Pós-Covid e Dor Crônica no Idoso”, também tema da pesquisa que está desenvolvendo junto à UMIC e Cidade do Idoso, para detectar quais dores persistem no pós-Covid-19.

Grossl, salientou que “Autoconhecimento já faz parte do tratamento e do processo de identificação e possível cura da dor” e o profissional de fisioterapia deverá ter cuidado em tratar por meio de uma equipe interdisciplinar, pois vários aspectos podem envolver a dor, e esta não deve ser ignorada.

Professora Mariluce Poerschke Vieira, Mestre em Gerontologia, abordou a temática “Atividade Física e a autonomia na vida do idoso” enfatizando que “A atividade física é a prevenção, para que tenham uma vida mais saudável e não permitir que o corpo e a mente adoeçam”.

De acordo com a Coordenadora da UMIC, professora Sandra Maria Toffolo, o Seminário foi pensado justamente para atender às necessidades e demandas apresentadas pelos estudantes, esclarecendo e elucidando aspectos relacionados. Proposto por meio da interdisciplinaridade, discussões, socializações e aprendizagem, para um olhar voltado ao autoconhecimento e assim, possibilitando a busca da prevenção e, se necessário, a busca por tratamentos com profissionais que visam à interdisciplinaridade.

— Os momentos foram importante para os idosos conhecer aspectos influenciadores na dor e de que forma podem ser prevenidos e tratados em casos com sua prevalência — enfatiza.

A UMIC, é uma parceria Prefeitura Municipal de Chapecó por meio da Assistência Social e Unoesc Chapecó, que há 11 anos vem desenvolvendo e realizando atividades de cunho educativo junto à faixa etária 60+ de Chapecó. Oportunizando-os a conhecimentos e transformações diárias em suas vidas.

*Texto: Sandra Maria Toffolo